Painéis temáticos e palestras trouxeram informação para os empreendedores

 

Além das palestras e dos painéis, o grande destaque da 4ª ExpoTalks em Chiryu (Aichi), realizada neste domingo, 28, foi o anúncio do megaevento ¨Expo Premium Inter – Business & Community Fair – Feira de Negócios e de Comunidades¨.

O anúncio foi feito pelo empresário Sergio Tinen, também organizador da ExpoTalks. ¨Nosso objetivo é criar uma força maior no Japão¨, afirmou o executivo.

A Expo Premium acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, no Aichi Sky Expo, localizado ao lado do Aeroporto de Chubu, em Tokoname (Aichi), bem próximo a Nagoia. O local é considerado o quarto maior pavilhão de eventos do Japão e o mais moderno.

A previsão é de que nos dois dias o evento reúna cerca de 15 mil pessoas, entre brasileiros, japoneses, latinos, filipinos e outras nacionalidades. A entrada será grátis para todos e o estacionamento custará ¥800 por dia.

Nos 10 mil metros quadrados do pavilhão são esperadas cerca de 100 empresas do Japão e do Brasil. De lá, 25 já confirmaram presença, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e algumas autoridades.

Das 10 palestras previstas, seis já estão confirmadas.

A Expo já conta com o apoio dos Consulados do Brasil de Nagoia e de Hamamatsu, mas ainda aguarda a confirmação da Embaixada do Brasil.

Louco

Tinen contou a própria história antes do anúncio do evento.

 

Sergio Tinen (Foto: Alexandre Ezaki)

 

 

Ele começou falando que o empreendedor tem que ter resiliência, principalmente nos momentos em que parece que nada dá certo. ¨A resiliência te levanta e te ensina a lidar com a situação¨, alertou.

Ele lembrou de quando começou a projetar a ExpoBusiness, em maio de 2003, exatos 20 anos atrás. ¨Ouvi muitos ‘nãos’ e me chamaram de louco. Mas como eu sabia do meu propósito, acreditei na minha loucura. Por 3 meses corri atrás e consegui 22 ‘sim’, daqueles que acreditaram na minha ideia¨, contou.

Assim, em novembro de 2003, foi realizada a primeira ExpoBusiness, que em nove edições recebeu cerca de 100 mil pessoas.

Encerrando, o empresário falou das coincidências, o que ele chamou de ciclo da vida. ¨Eu não imaginava que esse novo projeto seria anunciado em maio de 2023, como há 20 anos aconteceu com a ExpoBusiness. E mais. Que a Expo Premium seria realizada em novembro, assim como foi a ExpoBusiness¨, comparou Tinen.

Mulheres na liderança

Além do anúncio do megaevento, a ExpoTalks, apresentada por Fumio Almeida, abriu espaço para os painéis. Todo o evento teve apoio da J1 Seeds e da revista Guia JP.

O primeiro foi o ¨Mulheres na Liderança e nos Negócios: vencendo desafios¨, mediado pela empresária Bárbara Nakatsukasa, e com Vanessa Handa, Tisae Sanefugi e Débora Akama. As três participam do Grupo de Mulheres do Brasil.

 

Painel das mulheres (Foto: Alexandre Ezaki)

 

¨Nosso grupo está em construção. Precisamos ouvir para aprender também. Todas temos nossos valores¨, destacou Vanessa.

Elas falaram sobre as carreiras de empreendedoras, as dificuldades e os principais desafios enfrentados. E ao final, Bárbara pediu que elas deixassem uma mensagem para as mulheres.

Tisae parabenizou todas as mulheres porque conseguem cuidar dos filhos, da empresa, da correria, de tudo. ¨E também agradeço o apoio dos maridos¨, elogiou.

Vanessa deixou como mensagem os 5 princípios do Reiki, que ensinam trabalhar só por hoje.

Os princípios são: não fiquei nervoso com você nem com os outros; não se preocupe; seja grato por tudo, principalmente por você; trabalhe com afinco e honestidade; e seja gentil com as pessoas. ¨Tenho feito isso e aconselho a levar não só para sua vida, mas para seu negócio também¨, disse Vanessa.

E Débora pediu que as mulheres se sintam acolhidas. ¨E busquem múltiplas frentes de apoio. Para que possam mostrar o valor de cada uma de vocês¨.

Bolsa de Valores

O painel seguinte foi ¨Investimento na Bolsa de Valores¨, com Eduardo Tanimura, empresário no mercado japonês e investidor.

 

Eduardo e Sandra (Foto: Alexandre Ezaki)

 

 

Eduardo e a esposa Sandra são proprietários da Sanna’s, que existe desde 2001. Na época, eles acharam uma japonesa que morava nos Estados Unidos e vendia calças do Brasil no leilão do Yahoo, aqui no Japão. Eles aproveitaram a ideia e começaram o negócio.

O casal investe em ativos no Brasil e há dois anos começaram a aplicar na bolsa japonesa.

¨Estude, tenha foco. Aprenda o idioma¨, ensinou Eduardo.

Sandra complementou: ¨Invista um dinheiro que você esteja ciente do risco que ele pode não voltar¨.

Espaço do empreendedor

A primeira palestra da ExpoTalks foi com o Cônsul Aldemo Garcia, que há pouco mais de 2 anos está à frente do Consulado Brasileiro de Hamamatsu (Shizuoka).

 

Cônsul Aldemo Garcia (Foto: Alexandre Ezaki)

 

 

Ele nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, mas como os pais eram funcionários públicos federais, mudaram-se para Brasília, onde foi criado. Lá estudou, cursou a Universidade de Brasília e decidiu pela Diplomacia.

Na primeira tentativa, falhou, reprovando em Português. Decidiu estudar, se dedicou, abdicou de vida social, mas o sacrifício foi recompensado no ano seguinte. ¨Passei em quarto lugar no Brasil¨, orgulhou-se.

Nos 40 anos de vida diplomática, já serviu em cinco países: Brasil, França, Argélia, Estados Unidos e Canadá. Também passou provisoriamente por outras localidades, como Togo, El Salvador e até Nagoia, em 2009, quando por 2 meses foi o Embaixador.

Em seguida, Aldemo falou sobre algumas realizações do Consulado nesses dois anos. O primeiro grande evento foi o Brazilian Day Hamamatsu, ocorrido ano passado, que terminou com o show de Toni Garrido.

E o Cônsul lembrou da Olimpíada Escolar realizada ano passado, com a participação de 700 alunos. ¨E neste ano, no dia 22 de julho, no Estádio Ecopa, em Fukuroi, vamos realizar o JEBRA Japão, Jogos Escolares Brasileiros, que terão a participação de aproximadamente mil alunos. E para isso, precisamos da colaboração de todos, nos ajudando na campanha de crowdfunding, para arrecadarmos recursos. Até o craque Zico entrou na campanha e está nos ajudando¨, elogiou Aldemo.

 

 

 

E no final, o Cônsul falou ainda do Espaço do Empreendedor Brasileiro que existe no Consulado, que presta orientação gratuita aos interessado.

Aldemo citou uma pesquisa online realizada pela J1 Seeds, que levantou que 92,7% de mil pessoas pesquisadas não conheciam nenhuma marca brasileira.

Marca pessoal

A principal palestra da ExpoTalks foi com Ricardo Dalbosco, mentor de construção e fortalecimento de marca pessoal para profissionais no Brasil, EUA, Europa e África.

Com formação em MBA em Gestão de Empresas e Mentoria pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Design Thinking pela Univille, pós-graduação em Gestão pela Unifil e certificações em PMDPro, Franchising e PNL, Ricardo busca formar seus alunos como os Marines: chegando aonde for e resolvendo.

O tema da palestra foi ¨Venda Mais por meio da sua Marca Pessoal¨.

Em pouco mais de uma hora, Dalbosco provocou as pessoas, dizendo várias verdades. Uma delas: ¨Vocês dizem que seus produtos são os melhores, mas não entendem porque suas empresas não são valorizadas. Apenas colocam seus produtos nas redes sociais, mas não geram valor. O que pode mudar esse cenário é a marca pessoal¨.

Ele alertou que, antigamente, muitas marcas ficavam marcadas porque a concorrência não era como hoje e a divulgação também não. ¨As pessoas não tinham muitas opções de produtos, de serviços e de informações. Mas na era digital, você tem que impactar a vida das pessoas em minutos, que é o que fará com que elas procurem por você¨, ensinou.

 

Dalbosco fez uma palestra contagiante (Foto: Alexandre Ezaki)

 

Dalbosco falou da importância da visibilidade do empresário, gostando ou não de aparecer, de gravar vídeo. ¨Muitos não entendem. Eu posto vídeos diários nas minhas redes sociais, mas não os vejo como o final do processo, mas sim como um meio de ser visto¨.

Falando especificamente sobre o tema, Dalbosco afirmou que a marca pessoal é uma tendência mundial. Mas o que é isso? ¨É como você é percebido pelas pessoas, não como você acha que pensam¨, definiu.

O especialista deu ainda várias dicas para os empreendedores. E finalizou com uma reflexão final.

Numa brincadeira, pediu para todos pegarem o número 77, subtraírem a idade e acrescentar 2023, o ano em que estamos. ¨O resultado final é o que lhe resta de vida, segundo o IBGE. Portanto, você está esperando o que para gerar valor, indagou.

Dalbosco disse que num estudo com pacientes terminais, a maioria deles se arrepende pelo que não fizeram, pelo valor que não geraram. ¨Podemos buscar uma vida diferente, construir um legado¨, finalizou.