País registra recorde de casos de Coronavírus

 

O governo japonês declarou Estado de Quase Emergência para mais 18 províncias, em meio a um aumento nas infecções por Coronavírus, agravado pela variante Ômicron.

Também estendeu o período das medidas para outras três regiões. A decisão anunciada pelo primeiro-ministro Fumio Kishida expandirá as áreas sob a declaração para 34 das 47 províncias do país.

As 18 províncias adicionadas na última terça-feira, 25, são: Hokkaido, Aomori, Yamagata, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Ishikawa, Nagano, Shizuoka, Kyoto, Osaka, Hyogo, Shimane, Okayama, Fukuoka, Saga, Oita e Kagoshima.

Nelas, a declaração estará em vigor a partir de hoje, quinta-feira, 27, até 20 de fevereiro.

A contagem diária de novos casos de COVID-19 no Japão atingiu o mais alto patamar na quarta-feira, 26.

 

Recorde de casos no país (Arte: NHK)

 

A soma foi de 71.633, aumentando em quase 10.000 desde terça-feira e estabelecendo um recorde pelo segundo dia consecutivo. Tóquio confirmou 14.086 infecções diárias por Coronavírus, superando o recorde anterior de 12.813 registrado na terça-feira, com pouca indicação de que as infecções vão diminuir.

Detalhes

Tóquio e três províncias vizinhas estavam entre as 13 áreas adicionadas à Quase Emergência na semana passada, sem mudanças até agora na data final planejada de 13 de fevereiro nessas regiões.

Das 18 regiões recém-adicionadas, excluindo Aomori, Yamagata e Fukushima, as medidas entrarão em vigor em todas as suas áreas.

As restrições quase emergenciais que estão em vigor desde 9 de janeiro em Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima também foram estendidas além da data inicial de 31 de janeiro, para 20 de fevereiro.

A NHK elaborou um estudo com os detalhes das medidas de Quase Emergência nas 18 províncias adicionais. Confira a seguir.

Província de Hokkaido

Medidas de Quase Emergência serão aplicadas em toda a província.

Restaurantes e outras empresas, incluindo salões de karaokê e de casamento que foram certificados como tendo medidas antivírus, terão duas opções. Podem continuar servindo álcool até as 20h e fechar às 21h, ou podem fechar às 20h sem servir álcool.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a evitar servir álcool e fechar às 20h.

Grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa.

Os estabelecimentos com instalações de karaokê serão solicitados a evitar a superlotação e tomar outras medidas, como maior cuidado com a ventilação dos recintos.

Pequenas e médias empresas certificadas ou proprietários de empresas que operam estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas e fecham às 21h receberão de 25.000 a 75.000 ienes por dia por estabelecimento, dependendo das vendas.

Aqueles que fecham às 20h, bem como estabelecimentos não certificados que não servem álcool, receberão de 30.000 a 100.000 ienes por dia.

Os grandes operadores receberão até 200.000 ienes por dia por estabelecimento, independentemente de serem certificados ou não, dependendo de quanto suas vendas diminuírem.

A participação em eventos que envolvam torcidas ou espectadores será limitada a 5.000 ou 50% da capacidade, o que for menor. Eventos que não envolvem torcida podem ter capacidade total ou até 5.000 pessoas, o que for menor.

Para eventos que envolvam mais de 5.000 participantes, os organizadores que apresentarem planos de prevenção de infecções com duas semanas de antecedência podem admitir até 20.000 pessoas ou 100% da capacidade, o que for menor.

Eventos com espectadores devem encerrar às 21h. Os organizadores também serão orientados a não servir bebidas alcoólicas após 20h.

Província  de Aomori

Medidas de Quase Emergência serão introduzidas na região pela primeira vez.

O governo da província pedirá aos restaurantes da cidade de Hirosaki que limitem o horário comercial entre 5h e 20h. Isso não se aplica a entregas ou retiradas.

Os estabelecimentos serão, em princípio, solicitados a não servir álcool, mas os que tenham sido certificados como tendo medidas antivírus poderão fazê-lo entre 11h e 20h.

Grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa.

Os estabelecimentos que atenderem aos pedidos receberão de 25.000 a 200.000 ienes por dia, dependendo de suas vendas, capacidade e se servem bebidas alcoólicas.

Província de Yamagata

Medidas de Quase Emergência serão introduzidas nas cidades de Yamagata, Tsuruoka, Sakata, Mikawa, Shonai e Yuza.

As pessoas nessas áreas serão solicitadas a não fazer passeios sem necessidade. Ao jantar fora, serão permitidos grupos de até quatro pessoas por mesa, e devem sair em até duas horas.

O governo pedirá aos restaurantes que reduzam o horário de funcionamento. Isso não se aplica a entregas ou retiradas.

Aqueles certificados como tendo medidas antivírus poderão operar entre 5h e 21h e servir álcool.

Os estabelecimentos não certificados podem funcionar das 5h às 20h, mas não podem servir bebidas alcoólicas.

As empresas que cumprirem serão elegíveis para um subsídio. As certificadas receberão até 110.000 ienes por dia e as empresas não certificadas receberão até 100.000.

Província  de Fukushima

Medidas de quase-emergência serão introduzidas nas cidades de Iwaki, Koriyama, Fukushima, Aizuwakamatsu e Minamisoma.

Restaurantes e bares nessas áreas serão solicitados a reduzir seus horários de funcionamento. Os estabelecimentos que não são certificados como tendo medidas anti-infecção completas serão instados a não servir álcool.

Os estabelecimentos terão duas opções. Podem funcionar entre 5h e 21h e deixar de servir álcool às 20h, ou podem abrir entre 5h e 20h sem servir álcool. O primeiro receberá 25.000 ienes ou mais por dia, e o último, pelo menos 30.000 ienes por dia.

Grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa.

Província de Ibaraki

Medidas de Quase Emergência serão aplicadas a toda a província.

Restaurantes e bares podem optar por não servir bebidas alcoólicas e fechar às 20h ou servir bebidas alcoólicas e fechar às 21h.

Os restaurantes administrados por pequenas ou médias empresas que fecham às 20h e não servem bebidas alcoólicas receberão de 30.000 a 100.000 ienes por dia.

Aqueles que optarem por permanecer abertos até 21h e servirem bebidas alcoólicas receberão de 25.000 a 75.000 ienes por dia.

Para ter direito aos subsídios, os estabelecimentos precisam estar cadastrados no sistema de notificação de informações de infecção da prefeitura, apelidado de “Amabie-chan de Ibaraki”.

Os operadores comerciais serão solicitados a limitar os convidados a quatro por mesa, independente do status de vacinação ou comprovação de resultados de testes negativos.

Província  de Tochigi

Medidas de Quase Emergência serão aplicadas a toda a região.

Restaurantes e bares certificados como tendo medidas antivírus podem optar por não servir álcool e fechar às 20h ou servir álcool até às 20h e fechar às 21h.

Os estabelecimentos não certificados serão solicitados a não servir álcool e a fechar até 20h.

O governo da província pagará um subsídio diário de até 100.000 ienes para aqueles que cumprirem.

Província de Ishikawa

Medidas de Quase Emergência serão implementadas em toda a região desta vez. Quando as medidas foram introduzidas duas vezes antes na província, elas só se aplicaram à cidade de Kanazawa.

Restaurantes e bares certificados como tendo medidas antivírus podem optar por não servir álcool e fechar às 20h ou servir álcool até às 20h e fechar às 21h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a abster-se de servir álcool e a fechar até 20h.

As empresas que cumprirem serão elegíveis para um subsídio. Para os estabelecimentos operados por pequenos e médios empresários, aqueles que não servem álcool terão direito a um subsídio maior do que os que o fazem. Os estabelecimentos certificados que servem álcool receberão até 75.000 ienes por dia, e aqueles sem álcool receberão até 100.000 ienes por dia.

Província de Nagano

Medidas de Quase Emergência serão implementadas em toda a área.

O governo está pedindo a restaurantes e outras empresas, incluindo salões de karaokê e de casamento, que reduzam seus horários de funcionamento.

Os estabelecimentos que foram certificados como tendo medidas antivírus terão duas opções. Eles podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h, ou podem servir álcool e fechar às 21h.

Os estabelecimentos não certificados são instados a abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos que não servem bebidas alcoólicas e fecham às 20h podem receber entre 30.000 e 100.000 ienes, dependendo de suas vendas. Aqueles que permanecerem abertos até as 21h ou servirem bebidas alcoólicas receberão um subsídio menor, de 25.000 a 75.000 ienes.

Grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa.

A prefeitura diz que pode retirar a Pré-Emergência  antes de 20 de fevereiro em áreas onde a situação de infecção diminuir.

Província de Shizuoka

Pela primeira vez, medidas de Quase Emergência serão implementadas em toda a área.

O governo pede a todos os restaurantes que reduzam o horário de funcionamento. Também está solicitando que estabelecimentos de alimentação e bebidas que não tenham sido certificados como tomando medidas antivírus parem de servir álcool.

As empresas certificadas podem optar por servir álcool ou não. Aqueles que o fizerem serão solicitados a parar de servi-lo até 20h e fechar às 21h. Os que não servem álcool devem funcionar até às 20h.

O primeiro receberá entre 25.000 e 75.000 ienes por dia, dependendo de suas vendas, e o segundo receberá de 30.000 a 100.000 ienes.

Os estabelecimentos não certificados devem abster-se de servir bebidas alcoólicas e fechar até 20h. Os que cumprirem receberão um subsídio.

Grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa. Os clientes são aconselhados a usar máscaras quando conversarem em restaurantes ou bares. Pede-se às pessoas que se abstenham de visitar estabelecimentos onde a ventilação não esteja completamente implementada.

Província de Quioto

Medidas de Quase Emergência estarão em vigor em toda a área.

O governo da província pedirá aos restaurantes que reduzam o horário de funcionamento.

Os estabelecimentos que foram certificados como tendo medidas antivírus terão duas opções. Eles podem continuar servindo álcool até às 20h30 e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a não servir álcool e a fechar até 20h.

Serão concedidos subsídios aos estabelecimentos que cumprirem os pedidos.

Estabelecimentos certificados de pequeno ou médio porte que fecharem até 21h vão receber até 75.000 ienes por dia. Aqueles que não servem álcool e fecham às 20h e restaurantes e bares não certificados receberão até 100.000 ienes por dia, dependendo das vendas.

Grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa. Nos estabelecimentos certificados, cinco ou mais pessoas poderão compartilhar uma mesa se todas puderem comprovar resultados negativos do teste de Coronavírus.

Província de Osaka

Medidas de Quase Emergência estarão em vigor em toda a área.

O governo da província permitirá que restaurantes e bares certificados como tendo medidas antivírus possam escolher entre duas opções. Podem continuar a servir álcool até às 20h30 e encerrar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e encerrar às 20h. Esta última opção terá um subsídio maior.

Estabelecimentos não certificados serão instados a não servir álcool e fechar até 20h.

 

Hospitais estão sobrecarregados (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

Nos estabelecimentos certificados, grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa. Cinco ou mais pessoas poderão compartilhar uma mesa se todas puderem fornecer provas de resultados negativos de testes de Coronavírus.

Quanto aos eventos de grande porte, os organizadores que apresentarem seus planos para evitar infecções com antecedência poderão ter até 20.000 participantes por ocasião. Mais de 20.000 participantes serão permitidos se os resultados negativos dos testes puderem ser confirmados para todos eles.

Província de Hyogo

Medidas de Quase Emergência serão implementadas em toda a área.

Restaurantes e bares serão solicitados a reduzir o horário de funcionamento.

Os estabelecimentos que foram certificados como tendo medidas antivírus terão duas opções. Eles podem continuar servindo álcool até as 20h30 e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a fechar até 20h e a não servir álcool.

Se atenderem às solicitações, os estabelecimentos certificados que servem bebidas alcoólicas e fecham às 21h receberão de 25.000 a 75.000 ienes por dia, dependendo de suas vendas.

Os restaurantes, certificados ou não, que não servem bebidas alcoólicas e fecham às 20h, serão pagos de 30.000 a 100.000 ienes por dia.

Província  de Shimane

Medidas de Quase Emergência serão implementadas em toda a área.

O governo da província permitirá que estabelecimentos de alimentação e bebidas certificados como tendo medidas antivírus possam escolher entre duas opções. Eles podem continuar servindo álcool até 20h e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a fechar até 20h e a não servir álcool.

Os estabelecimentos terão três dias a contar do início da Quase Emergência para se prepararem e cumprirem as regras. Se cumprirem, receberão um subsídio. O valor dependerá do número de dias que implementarem as medidas.

Restaurantes e bares administrados por pequenas ou médias empresas receberão de 30.000 a 100.000 ienes cada, dependendo de suas vendas. Isso se aplica a estabelecimentos certificados que não servem bebidas alcoólicas e fecham às 20h, e a estabelecimentos não certificados.

Os estabelecimentos certificados que servem bebidas alcoólicas e fecham às 21h receberão de 25.000 a 75.000 ienes cada, dependendo de suas vendas.

Os negócios que não cumprirem as medidas poderão ser alvo de fiscalização pela prefeitura. Seus nomes também podem ser divulgados publicamente e ainda enfrentar multas de até 200.000 ienes.

Ao comer ou beber, grupos de até quatro pessoas poderão se sentar em cada mesa.

Província  de Okayama

Medidas de Quase Emergência serão aplicadas a toda a área.

Restaurantes e outras empresas, incluindo salões de karaokê e de casamento que não são certificados como tendo medidas antivírus em vigor, serão solicitados a fechar às 20h e a parar de servir álcool completamente.

Os estabelecimentos certificados terão duas opções. Eles podem continuar servindo álcool até 20h e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos que atenderem aos pedidos receberão um subsídio. Restaurantes e bares pequenos ou médios que servem bebidas alcoólicas e fecham às 21h receberão até 75.000 ienes por dia. Aqueles que não servem bebidas alcoólicas e fecham às 20h podem receber até 100.000 ienes por dia.

Província de Fukuoka

Medidas de Quase Emergência serão aplicadas a toda a área.

Os estabelecimentos gastronômicos serão solicitados a limitar os convidados a quatro por mesa.

Restaurantes e bares certificados como tendo medidas antivírus podem escolher entre duas opções. Eles podem servir álcool e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a não servir álcool e a fechar até 20h.

Operadores de pequeno e médio porte de estabelecimentos certificados que fecharem às 21h receberão de 25.000 a 75.000 ienes por dia, dependendo das vendas.

Operadores de estabelecimentos certificados e não certificados que não servem álcool e fecham às 20h receberão de 30.000 a 100.000 ienes por dia.

Os grandes operadores receberão até 200.000 ienes por dia, dependendo de quanto suas vendas tenham diminuído.

A participação em grandes eventos será limitada a 5.000 em princípio. Mas o limite pode ser aumentado para 20.000 se os organizadores apresentarem planos contra a infecção do Coronavírus e os confirmarem pela prefeitura.

Os moradores serão solicitados a evitar visitas não essenciais de e para outras prefeituras.

Província  de Saga

Medidas de Quase Emergência serão aplicadas a toda a área.

O governo da província está pedindo a todos os restaurantes que reduzam seu horário de funcionamento.

Restaurantes e bares certificados como tendo medidas antivírus podem servir álcool e funcionar até às 21h.

Estabelecimentos não certificados não podem servir bebidas alcoólicas nem funcionar após 20h.

Os estabelecimentos que atenderem às solicitações, independentemente de serem certificados ou não, receberão de 30.000 a 100.000 ienes por dia, dependendo de suas vendas.

As autoridades da província estão pedindo aos clientes que se abstenham de jantar por longos períodos em grandes grupos. Eles dizem que deve haver no máximo quatro pessoas por mesa e que os clientes devem sair em duas horas.

A prefeitura também aconselha as pessoas a evitar ir a restaurantes onde as medidas antivírus não estão totalmente implementadas.

Província de Oita

O governo da província pedirá que restaurantes e bares em toda a área reduzam o horário de funcionamento.

Os estabelecimentos que foram certificados como tendo medidas antivírus terão duas opções. Eles podem servir álcool e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a fechar até 20h e não servir álcool.

Os estabelecimentos que atenderem aos pedidos receberão 30.000 ienes por dia se fecharem às 20h sem servir álcool. Os estabelecimentos certificados que fecharem às 21h receberão 25.000 ienes por dia.

Província de Kagoshima

Medidas de Quase Emergência serão introduzidas em toda a área.

A prefeitura decidiu pedir a todos os restaurantes que reduzam o horário de funcionamento.

Os estabelecimentos que foram certificados como tendo medidas antivírus terão duas opções. Eles podem servir álcool e fechar às 21h, ou podem abster-se de servir álcool e fechar às 20h.

Os estabelecimentos não certificados serão instados a fechar até as 20h e não servir álcool.

Os que cumprirem receberão subsídio. Pequenos e médios empresários receberão até 75.000 Ienes por dia. Certificados e não certificados receberão entre 30.000 e 100.000 ienes por dia.

 

 

Fontes: NHK e Kyodo