Oportunidade de um trabalho estável e com garantias
Alexandre Ezaki, Toyohashi (Aichi)
Já foi o tempo em que o estrangeiro no Japão trabalhava apenas em fábricas. Muitos partiram para outras áreas e hoje se destacam nos mais variados setores. E se você é brasileiro, peruano, boliviano, filipino, ou de qualquer outra nacionalidade, um projeto da cidade de Toyohashi (Aichi), está oferecendo uma ótima oportunidade: tornar-se motorista de táxi ou de ônibus.
Trata-se do Programa de Apoio ao Trabalho, uma parceria da Associação Brasileira de Toyohashi (NPO-ABT), da prefeitura municipal e das empresas de trânsito da cidade. ¨Podem se inscrever os residentes estrangeiros que tenham visto legal de trabalho e que consigam atender clientes em japonês¨, explica Guida Suzuki, presidente da ABT.
Se aprovado em todas as etapas, o candidato se tornará funcionário efetivo da empresa, com uma renda estável, e terá a carteira de habilitação especial necessária para dirigir ônibus ou táxi, a Nishu Menkyo.
Reuniões explicativas
Para quem se interessou pela oportunidade e quer mais informações, serão realizadas duas reuniões explicativas.
A primeira acontecerá dia 28 de agosto (sexta-feira), das 14h às 15h, no auditório da prefeitura de Toyohashi, localizado no 13 andar do prédio leste. E o segundo encontro será em 5 de setembro (sábado), das 19h às 20h, na sede da ABT.
Após essas reuniões, os candidatos receberão treinamento de etiqueta no trabalho e deverão assistir a mais uma reunião explicativa, em meados de outubro.
Como se inscrever
Em 2019, a brasileira Natasha Jacomini foi a primeira candidata que chegou até o final do programa e, hoje, trabalha numa empresa de táxi da cidade. Você pode conferir a história da brasileira aqui.
E para tornar-se funcionário efetivo como ela, você deve fazer a inscrição utilizando o formulário abaixo, enviando por e-mail ou fax, ou ainda entregando pessoalmente na ABT, até o dia 26 de agosto.
Serviço
Associação Brasileira de Toyohashi
Endereço: Naka Iwata 2-8-13
Telefone: 0532-39-3437
Fax: 0532-39-5591
E-mail: info@npoabt.jp
Página oficial no Facebook
Matéria relacionada: Primeira taxista estrangeira de Toyohashi é brasileira
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.