É a quarta vez que o ideograma é eleito
Nesta segunda-feira, 13, a Associação Japonesa de Teste de Aptidão do Kanji revelou que o kanji 金, de Kin, que significa ouro, foi escolhido como o caractere chinês mais representativo neste ano no Japão.
A escolha veio depois que o Japão teve participação de destaque nas Olimpíadas de Tóquio 2020, ficando em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás apenas de Estados Unidos e China, conquistando um total de 58 medalhas, sendo 27 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.
É a quarta vez que “kin” é escolhido como kanji do ano depois de 2000, 2012 e 2016, que também foram anos olímpicos. O caractere pode ser lido como ouro ou dinheiro (kane).
Cerimônia
A escolha da palavra para a 27ª pesquisa anual realizada pela Japan Kanji Aptitude Testing Foundation foi baseada em votos do público em geral.
Eleição foi por voto popular (Foto: Reprodução TV - JNN)
Em Kyoto, o sacerdote budista Seihan Mori, do templo de Kiyomizu, escreveu o kanji com um pincel de caligrafia gigante em “washi”, ou papel japonês, com 1,5 metros de altura e 1,3 metros de largura.
Ano passado, o kanji para “mitsu”, que significa “próximo” ou “denso”, foi escolhido depois de ser frequentemente citado por funcionários do governo e especialistas em saúde para descrever configurações que deveriam ser evitadas em meio à pandemia do Coronavírus.
Assista no vídeo abaixo, trecho da cerimônia oficial.