Covid-19 será rebaixada para categoria de gripe sazonal
A partir da próxima segunda-feira, 13 de março, cada indivíduo poderá decidir se continua ou não usando máscara facial no Japão, tanto em ambientes abertos quanto fechados.
O governo tomou essa decisão no dia 10 de fevereiro, revisando sua recomendação de que as máscaras devem ser utilizadas em recintos fechados e aliviando as medidas de prevenção à COVID-19.
No entanto, o Ministério da Saúde tem recomendações para uso de máscara em algumas situações.
O governo recomenda sua utilização ao procurar um médico ou ao andar em um transporte público lotado.
Também, enfatiza que as máscaras são eficazes para proteger as pessoas com maior risco de desenvolver doenças graves, gestantes e na visita a locais com aglomerações.
Além disso, o governo pede à população que evite saídas caso apresente sintomas ou se um familiar que mora na mesma casa testar positivo para o coronavírus.
Nesses casos, se as pessoas não puderem evitar saídas para ir a um hospital ou por alguma outra razão, elas terão que evitar aglomerações e usar máscaras.
Outra recomendação: se alguém da família testou positivo para o coronavírus, todos os membros devem evitar sair de casa, mas se for necessário ir fazer compras ou consultar um médico é aconselhável o uso de máscara.
No mesmo dia o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia emitiu um comunicado aos conselhos de educação e demais órgãos de âmbito nacional que, a princípio, as crianças, alunos e professores devem comparecer às solenidades de formatura sem a necessidade do uso da máscara.
Os pais são convidados a usá-las. O primeiro-ministro Fumio Kishida disse: ¨Quero que participem da cerimônia vendo os sorrisos uns dos outros¨.
Uso constante
O governo nunca obrigou o uso de máscara por meio de leis ou decretos, mas ela se tornou um acessório de proteção que foi adotada por praticamente toda a população.
Mesmo depois de o Ministério da Saúde ter retirado as recomendações do uso de máscara em locais ao ar livre, no ano passado, muitas pessoas continuaram com a proteção no rosto e provavelmente uma boa parte manterá seu uso depois de segunda-feira.
A máscara continuará sendo um item a deixar na bolsa ou no bolso, pois a pessoa pode ser requerida a usá-la dependendo do local que esteja.
As lojas e empresas podem se sentir livres para pedir aos clientes e funcionários que continuem usando a proteção.
Golden Week
O governo está mudando a posição da Covid-19, de uma situação de desastre, para a classificação equivalente a uma gripe sazonal.
Pela Lei de Prevenção de Doenças Infecciosas do Japão, a Covid-19 está atualmente classificada na categoria 2, que inclui tuberculose e síndrome respiratória aguda grave (Sars).
Com a mudança, passará para a categoria 5, que é a mais baixa, ficando no mesmo nível da gripe sazonal, influenza, rubéola, sarampo e sífilis.
O governo planeja reduzir gradualmente o financiamento público para despesas médicas, como tratamento e internação, bem como o apoio financeiro a instituições médicas, em relação à Covid.
As autoridades pedem para a população receber as doses de reforço ou até a primeira para quem ainda não o fez.
A previsão é de que o governo vai manter o fornecimento gratuito de vacinas contra Covid-19 pelo menos uma vez por ano.
Fontes: NHK e Kyodo