Nissan também vai reduzir a produção
Alexandre Ezaki, Toyota (Aichi)
A Toyota Motor Corp. anunciou que vai paralisar as linhas de produção em quatro sextas-feiras no mês de junho: dias 5, 12, 19 e 26. A medida tem como justificativa a crise gerada pelo Coronavírus, que fez as vendas diminuirem no mundo todo.
Segundo comunicado da empresa, nesses dias, todas as 15 fábricas no Japão não vão funcionar. E pior. Dentre elas, 10 plantas poderão ficar paralisadas por até 11 dias no mês de junho.
A gigante do setor também deverá cortar a produção ao suspender turnos em 5 linhas de 3 fábricas, incluindo a de Tahara (Aichi).
Se a maior montadora de veículos do Japão está economizando, a comunidade deve seguir o exemplo. A paralisação anunciada significa 1/5 a menos no salário, mas o valor de desconto no Shakai Hoken não sofre alteração. Ou seja, menos dinheiro para pagar o mesmo seguro.
Além disso, neste mês todos os proprietários de veículos jã estão recebendo a cobrança do imposto anual. E mês que vem, será a vez do imposto municipal.
Nissan também reduzirá produção
A Nissan Motor também anunciou que planeja cortar, até o ano fiscal de 2022, 20% da capacidade atual de produção mundial de veículos. A justificativa seria a queda na demanda causada pelo Coronavírus.
A empresa é capaz de produzir cerca de 7 milhões de veículos no mundo. Mas no ano fiscal de 2019 as vendas caíram 13,2%, para 4.79 milhões de unidades.
Em relação ao corte na produção, ele deve ser anunciado oficialmente no final deste mês. Junto, a Nissan divulgará os lucros para o ano fiscal de 2019, com uma queda na perda líquida de cerca de ¥ 90 bilhões.
Fontes: Mainichi e Japan Today
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e música. Como profissional, considera-se um contador de histórias.