Mazda, por outro lado, anuncia reinício da produção
Nesta terça-feira, 16, a Toyota Motor Corp. informou que continuará com a suspensão da produção de 3 modelos em que foram apontadas irregularidades de certificação.
A montadora havia planejado continuar a suspensão na produção somente até o fim deste mês, mas decidiu prorrogar enquanto a investigação do Ministério dos Transportes ainda está em andamento.
Dos 3 modelos, o Yaris Cross é produzido nas plantas de Miyagi Ohira e Iwate da subsidiária Toyota Motor East Japan Inc., no nordeste do Japão, enquanto o Corolla Fielder e o sedã Corolla Axio são produzidos na fábrica de Miyagi Ohira.
Somente desses três modelos, a produção anual totaliza cerca 130 mil unidades.
A Toyota iniciou a interrupção na produção após receber uma ordem de suspensão de envio e vendas do ministério, em 3 de junho.
Mazda
A boa notícia vem da Mazda.
A montadora informou na mesma data, que retomará a produção dos dois modelos que foram considerados alvos de fraude na certificação de designação de modelo, em 30 de maio.
As linhas de produção que estavam suspensas desde 6 de junho por causa da investigação do Ministério das Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo (MLIT) são do modelo Mazda2 e do esportivo Roadster RF.
Na investigação ficou provado que a Mazda cumpria as normas. Sendo assim, em 28 de junho foi cancelada a ordem de suspensão da expedição dos dois modelos.
A linha de produção do modelo Mazda 2 será retomada na quinta-feira, 18, e a outra linha, do Roadster RF, dia 22.
O volume de produção mensal dos dois modelos para o mercado interno é de aproximadamente 1,7 mil unidades.
Honda, Nissan e Yamaha, que também foram investigadas, ja foram liberadas.