Pedido tem apoio de outras três prefeituras
Alexandre Ezaki, Tóquio
Neste sábado, 2, em reunião com Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta do governo ao Coronavírus, os governadores de Tóquio, Saitama, Chiba e Kanagawa, pediram que fosse declarado um novo Estado de Emergência no Japão.
O documento em conjunto foi assinado pelos governadores Motohiro Ohno (Saitama), Kensaku Morita (Chiba), Yuriko Koike (Tóquio) e Yuji Kuroiwa (Kanagawa). A reunião durou mais de três horas.
“Concordamos que estamos em uma situação grave, que justifica considerarmos a declaração do Estado de Emergência”, disse Nishimura após a reunião. “Mas ouviremos as opiniões de especialistas, antes de decidir sobre o assunto¨, ressaltou.
Ele pediu aos governadores que reduzissem o horário de funcionamento dos restaurantes para 20 horas, e não mais às 22h como é atualmente. Aos que colaborarem, o governo central está planejando expandir a compensação financeira que vem sendo paga.
Ministro Nishimura vai ouvir opinião de especialistas (Foto: Reprodução NHK)
O líder do governo também pediu aos governadores que solicitem aos residentes que evitem passeios não essenciais após as 20h. Os políticos aceitaram os pedidos de Nishimura.
Opinião dos governadores
Apõs a reunião, em entrevista coletiva, os governadores falaram sobre o resultado do encontro. “Tomaremos todas as medidas possíveis para conter a atual disseminação de infecções”, disse Yuriko Koike.
O governador Motohiro Ohno afirmou: “Foi um pedido extremamente incomum para o feriado de Ano Novo, mas infelizmente o Coronavírus não espera pelo fim de ano ou feriado”.
Kensako Morita destacou a união dos governadores: “Acho que é mais necessário agora compartilhar a consciência e nos unir. Mas ainda há alguns pontos que teremos que discutir no futuro”.
Governadora de Tóquio, Yuriko Koike (Foto: Reprodução NHK)
E o governador Yuji Kuroiwa falou sobre manter o foco no combate ao vírus. “A discussão levou mais de três horas, e os governos nacional e local puderam compartilhar um forte sentimento de crise. Estou feliz que encontramos uma direção”.
Casos aumentando
O primeiro-ministro Yoshihide Suga não compareceu à reunião, mas vem demonstrando preocupação com os números.
Neste sábado, Tóquio relatou 814 casos de Coronavírus, com o total acumulado crescendo para 61.774. Quase 3.000 novos casos foram relatados pelas autoridades locais em todo o país no mesmo dia.
Em abril do ano passado, o governo central declarou Estado de Emergência, cobrindo algumas das 47 prefeituras do país, incluindo Tóquio e Osaka, antes de expandi-lo para todo o Japão. O decreto vigorou até o final de maio.
Fonte: NHK
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.