Primeiro-ministro destaca luta contra Coronavírus e a economia
Alexandre Ezaki, Tóquio
No primeiro discurso de 2021, nesta sexta-feira, 1, o primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que o governo fará o possível para controlar o Coronavírus e prometeu avançar nos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.
“Prometemos firmemente proteger as vidas e meios de subsistência dos cidadãos, continuando a colocar toda a nossa energia na prevenção da propagação de infecções do Coronavírus e na reanimação da economia”, disse o primeiro-ministro.
Ano será complicado para o primeiro-ministro (Foto: NHK)
Suga classificou a pandemia do Covid-19 como uma “crise nacional sem precedentes” e aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde da linha de frente por trabalhar “dia e noite” para combater o Coronavírus.
Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que deveriam ter sido realizados ano passado mas foram adiados para 2021, terão todo apoio do governo. O primeiro-ministro garantiu que as Olimpíadas serão “seguras e protegidas” e servirão como um “símbolo de solidariedade global”.
Ele ainda disse que vai apoiar o investimento em tecnologia verde, como parte de seu esforço para tornar o país neutro em carbono até 2050, e a digitalização dos serviços.
“Vamos concentrar todos os nossos recursos e tomar medidas decisivas para todos os tipos de reforma”, afirmou Suga, prometendo impulsionar as economias regionais trabalhando na reforma agrícola e promovendo o turismo.
Em relação à política externa, o primeiro-ministro falou da importância da aliança de segurança do Japão com os Estados Unidos e que vai tentar manter relações estáveis com os países vizinhos.
Fonte: Kyodo, NHK e Japan Times
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.