Fãs de games esperam ansiosos pelo lançamento
Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)
Um evento online da Sony, no início do mês de junho, serviu para anunciar o visual do novo PlayStation 5 (PS5) e vários jogos da plataforma. A previsão de lançamento é até o final deste ano, mas sem data definida ainda.
As medidas oficiais do sonho de consumo dos gamers ainda não foram divulgadas pela empresa, mas comparando-se as fotos do PlayStation 4 e 5, o lançamento é maior que o antecessor.
A principal diferença entre os consoles está na cor. O PS4 só é vendido em modelo preto, salvo algumas eventuais edições especiais. Já o PS5 revela um misto de preto e branco, com destaque para as partes claras.
¨Para mim, o design superou todas as expectativas¨, avalia Danilo Muraichi, 35 anos, morador de Kikugawa (Shizuoka). Opinião parecida tem o amigo dele, Thiago Yamada, 31, também morador de Kikugawa: ¨Achei o design muito bonito, um dos melhores lançados até agora¨.
Opção digital
Outra novidade do PS5 é que ele será vendido em dois modelos: um com entrada para discos Blu-Ray para jogos e filmes, e outro sem entrada para discos, compatível apenas com conteúdo digital, como os games comprados online.
O PS4 nunca foi totalmente digital. Mesmo que muitos jogadores preferissem comprar games na PlayStation Store, todos os modelos do console têm entrada para discos.
Acredita-se que a edição totalmente digital será mais barata que a que aceita discos.
Mais rápido do mundo
Durante o evento online, a Sony revelou também as especificações do PS5. Ele deverá ter 10,28 teraflops de processamento, com SSD de alta velocidade e uma CPU AMD exclusiva, modelo Zen 2, com 3,5 GHz de capacidade. A fabricante garante que este será o ¨console mais rápido do mundo¨ e também será compatível com os games do PS4.
Na live, a Sony disse que o PS5 é o futuro dos games, sugestão que Danilo e Thiago concordam. ¨Por tudo que foi mostrado, pelo design e pelos jogos já anunciados, acredito que será mesmo o futuro¨, diz Danilo. E Thiago complementa: ¨O PS5 será muito legal e os jogos serão demais¨.
O PS4 só pode ser utilizado na posição horizontal (deitado). Já o PS5 poderá ficar na horizontal e também na vertical (em pé), apoiado em uma base. Isso pode influenciar na maneira como o usuário vai guardá-lo, mas parece não ter nenhuma influência quanto à jogabilidade.
DualSense e fones de ouvido
O novo joystick é chamado de DualSense e traz grandes inovações se comparado com o DualShock4 do PS4.
O novo controle substitui as caixas de som por um microfone interno, sensores com dispositivos de vibração, botões com ajustes de pressão, que mudam de acordo com a força que o jogador faz ao apertá-los, além de um novo material para deixar o controle mais fácil de segurar.
O PS5 já foi anunciado com um fone de ouvido oficial da Sony, mas a empresa não divulgou nenhuma especificação técnica.
Ele será vendido separadamente. E igual ao novo console, será branco e deverá utilizar a comunicação Bluetooth.
Preço
Outro fator que vem tirando o sono dos gamers ao redor do mundo será o valor do novo PlayStation 5. Claro que todas essas melhorias não sairão baratas. Especialistas indicam algo em torno de 50 mil ienes.
¨Sinceramente, se estiver nesse valor para nós que estamos no Japão, acho bem acessível. E por tudo que anunciaram, acho que vale muito a pena¨, afirma Danilo.
O custo também não será problema para Thiago. ¨Se for nesse preço, vale a pena sim. Inclusive não vejo a hora de comprar o meu¨, finaliza.
Fonte: Techtudo e Sony
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e música. Como profissional, considera-se um contador de histórias.