Astro ganhou por unanimidade
A grande notícia do esporte para o Japão na última semana foi o jogador Ohtani Shohei. O atleta foi eleito o MPV (Jogador Mais Valioso) da Liga Americana de Beisebol. O jogador do Los Angeles Angels é o segundo japonês a ganhar o prêmio, depois de Suzuki Ichiro, em 2001.
Os vencedores do MVP são determinados por meio da votação de 30 membros da Associação de Escritores de Beisebol da América. E Shohei recebeu todos os 30 votos dos jornalistas, em decisão unânime.
Esta temporada foi a quarta dele e de longe a melhor, tanto como arremessador quanto como batedor. Como arremessador, teve 9 vitórias e 156 eliminações. No ataque, ele acertou 46 home run, teve 100 corridas impulsionadas e 26 bases roubadas.
Números do atleta nessa temporada (Foto:NHK)
Ele também se tornou o primeiro jogador a ser nomeado arremessador inicial e batedor inicial no Jogo das Estrelas.
“Estou muito feliz. O MVP era algo que eu estava procurando. Obviamente é o que almeja qualquer um que jogue beisebol profissionalmente”, disse Ohtani.
Shohei foi a primeira escolha de todos os jornalistas, com um total de 420 pontos, seguido por 269 para Vladimir Guerrero Jr. e 232 para Marcus Semien. Cada jornalista votou em seus 10 melhores jogadores após a temporada regular, com uma votação para o primeiro lugar valendo 14 pontos.
“É uma conquista notável. Estou orgulhoso como cidadão japonês”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida, em entrevista logo após o anúncio do prêmio.
Dentro do salão municipal de Oshu, cidade natal de Shohei, na província de Iwate, mais de 150 funcionários e moradores locais vestidos com o vermelho e branco dos Angels celebraram o momento histórico.
Ele ganhou a eleição por unanimidade (Foto: Reprodução TV - NHK)
“Não poderia imaginar que seria um dia tão bom”, disse o prefeito Masaki Ozawa. “Ele contribuiu muito para a nossa energia e sorrisos. Eu realmente agradeço a ele. Continuaremos torcendo por Ohtani enquanto ele se esforça e alcança ainda mais”.
Na cidade de Sapporo, no norte do país, casa do ex-time de Ohtani, o Nippon Ham Fighters, os fãs também comemoraram o prêmio.
“O fato de que os jornalistas votaram em mim em primeiro lugar me deixou feliz e me estimulou ainda mais para dar o meu melhor novamente no próximo ano”, garantiu o astro japonês.
Fontes: Kyodo News e NHK