Decisão final sai até sexta-feira
Na terça-feira, 23, fontes do governo disseram à agência de notícias Kyodo, que o Japão está considerando suspender o Estado de Emergência em seis províncias, já que o número de novos casos de Coronavírus nesses locais está baixo.
A declaração provavelmente será suspensa neste fim de semana, não mais em 7 de março como estava previsto, nas prefeituras de Aichi, Gifu, Kyoto, Osaka, Hyogo e Fukuoka.
Mas em Tóquio, Saitama, Chiba e Kanagawa, a Emergência deverá permanecer até o final. Em teleconferência, os governadores concordaram em não pedir o término antecipado, já que a situação não melhorou substancialmente. A área metropolitana tem visto uma desaceleração no declínio dos casos de Coronavírus. Mas Chiba e Kanagawa registram aumento em novos casos diários de Covid-19.
Decisão na sexta-feira
Ontem, os governadores de Kyoto, Osaka e Hyogo fizeram um pedido conjunto ao ministro da revitalização econômica, Yasutoshi Nishimura, citando melhorias no número de leitos hospitalares disponíveis para pacientes com Coronavírus e o ritmo lento das infecções.
Até sexta-feira, governadores terão a resposta do governo (Foto: Reprodução TV)
O governador de Aichi, Hideaki Omura, também fez um pedido semelhante. Por sua vez, o governador de Gifu, Hajime Furuta, indicou que a declaração seria suspensa ao mesmo tempo que Aichi.
Logo mais a tarde, o primeiro-ministro Yoshihide Suga deverá tomar uma decisão sobre a suspensão antecipada para as seis prefeituras. A reunião terá a presença do ministro Nishimura e do ministro da Saúde, Norihisa Tamura. Se a questão for aprovada, eles ainda vão consultar um painel de especialistas em saúde na sexta-feira, antes de finalizar a decisão em uma reunião do grupo de trabalho do governo.
Fonte: Kyodo