Objetivo é gerar oportunidades de negócios
Alexandre Ezaki, Kosai (Shizuoka)
A crise financeira causada pela pandemia do Coronavírus atingiu todos os setores e o mundo inteiro. No Japão não foi diferente e o reflexo pode ser percebido, por exemplo, no aumento do número de desempregados.
Mas um projeto da Galaxy Team Japan em parceria com o Santoro Studio, pretende ajudar os empresários estrangeiros. ¨Nossa missão é criar conexões entre os consumidores e os empresários estrangeiros no Japão¨, afirma Alexandre Hyodo, CEO da GTJ Enterprises.
Edson e Alexandre durante a reunião (Foto: Alexandre Ezaki)
A explicação aconteceu durante a reunião de lançamento do projeto, ocorrida domingo, 15 de novembro, em Kosai (Shizuoka), que contou com a participação de cerca de 15 empresários.
Sem mais ajuda
Alexandre lembrou que o Japão passa pelo nono mês de pandemia e que a expectativa de melhora é pequena. Também destacou que não existe mais nenhuma previsão de ajuda financeira por parte do governo.
¨Apenas nos dois últimos meses, 780 empresas fecharam as portas, muitos deles brasileiros¨, alertou Alexandre.
Site
E a maneira encontrada para ajudar os empresários é a criação de um site, que funcionará como uma plataforma de vendas, pagamentos, recebimentos, controle de estoque, agendamentos.
O web designer Edson Santoro é o responsável pela criação e desenvolvimento do site nojapao (www.nojapao.net), que já está no ar, mas em atualização.
Santoro explica o funcionamento do site (Foto: Alexandre Ezaki)
Santoro lembrou sobre uma pesquisa realizada entre japoneses. Nela, eles dizem acreditar que ainda haverá uma maior recessão econômica, que continuarão evitar as saídas, que já mudaram o estilo de vida e que o pior ainda está por vir.
¨As pessoas vão preferir os serviços online, realizando mais compras pelo meio digital. Por isso decidimos pela criação do site. Para fazer a ligação entre esses consumidores e os empresários¨, destacou.
O designer ressaltou que a maioria dos brasileiros no Japão está na região Tokai, nas províncias de Aichi, Gifu, Mie e Shizuoka, e que há um enorme espaço para crescimento. ¨Nosso objetivo é gerar oportunidades¨, finalizou Santoro.
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries, músicas e esportes. Como profissional, considera-se um contador de histórias.