Podchegar: Carlinhos Vilaronga

Podcast e produtor são temas de nova seção do site

 

Os podcasts crescem a cada ano no Brasil.

Segundo o relatório Data Reportal 2023, o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, que escutam podcast toda semana.

Estima-se que no mundo todo, as pessoas passem em média 1 hora por dia ouvindo podcasts.

Aqui no Gaijin News somos entusiastas dessa tecnologia e já publicamos várias reportagens sobre o assunto.

Agora, vamos além.

A partir de hoje, criamos a seção ¨Podchegar¨, em que produtores de podcast serão convidados para falar sobre a tecnologia, suas vidas e seus trabalhos.

E como convidado especial para iniciar o Podchegar, trazemos a história do podcaster Carlinhos Vilaronga.

 

Carlinhos agita a comunidade com podcasts (Cedida)

 

Ele é um dos idealizadores do Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira, que de 25 de novembro até 3 de dezembro, realiza a ¨3ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira¨, que conta com o apoio do Gaijin News.

Baiano natural de Salvador, Carlinhos tem 44 anos e mora na cidade de Kosai ( Shizuoka).

Formado em técnico em eletroeletrônica, no Brasil trabalhava no departamento de controle de qualidade da Multibrás (agora Whirlpool).

Chegou ao Japão em dezembro de 2003, com o sonho de comprar um apartamento e levantar recursos para a universidade.

Ele não é podcaster por tempo integral e tem como principal profissão operador de empilhadeira.

¨Para mim, o podcast é importante pela oportunidade de diálogos que ele gera. Ainda que o formato permita documentários, áudio dramas e reportagens, é comum o aspecto dialogal¨, afirma o produtor.

Carlinhos completa: ¨Até mesmo um podcast narrativo levanta questões que a sociedade precisa discutir. Acredito que esse aspecto dialogal é a grande importância da mídia¨.

A jornada do baiano com o podcast começou em meados de 2017, com um projeto que hoje ainda está on-line, mas foi descontinuado: o EBVNcast, que refletia sobre questões relacionadas à espiritualidade da tradição cristã evangélica.

 

Logo da EBVNCast (Cedida)

 

Nesse primeiro projeto, Carlinhos compartilhava com um pequeno grupo de amigos o que tinha aprendido no curso de formação teológica que cursava.

¨No processo conheci algumas pessoas e desses contatos surgiram os primeiros trabalhos de freelancer em edição. Percebi a necessidade de formalizar esse serviço e em Novembro de 2019, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, abri a empresa como Kojin Jigyo, que ganhou o nome de Nabecast Podcasts & Multimedia¨, relembra.

A Nabecast é uma empresa especializada em produção e edição de podcasts em áudio. Além de prestar serviços de edição, consultoria e assessoria para gravações, a empresa também tem podcasts originais: o ¨Você também Pod!cast¨ e o ¨Diálogos Mochiyori¨, ambos apresentados por Carlinhos.

Entrevista

Acompanhe a seguir, os principais trechos da entrevista exclusiva concedida pelo podcaster Carlinhos.

GN: Qual é o nome do seu podcast?

Carlinhos: Na verdade eu produzo e apresento dois podcasts. O ¨Você também Pod!cast¨, criado em setembro de 2020, e o ¨Diálogos Mochiyori¨, lançado em abril de 2022.

 

Logo do ¨Você também Pod!cast¨ (Cedida)

 

GN: E qual o tema do VTP?

Carlinhos: Nele falo sobre o mundo da produção de podcasts, trazendo dicas e ideias de equipamentos.

GN: E no Diálogos?

Carlinhos: Foco no bem estar da comunidade brasileira no Japão. Por isso abordo vários temas, que incluem saúde, saúde mental, relacionamentos, profissões, lazer, entre outros.

GN: Como e por que você escolheu esses temas para falar?

Carlinhos: Além de contribuir com a comunidade brasileira no Japão, a exposição gerada pelos podcasts também é marketing de conteúdo, gerando a oportunidade de possíveis contratações para edição, assessoria ou workshops, pois os ouvintes podem conferir no podcast a qualidade do meu trabalho.

GN: Qual é o seu sonho com os podcasts?

Carlinhos: Gostaria de um dia poder me dedicar profissionalmente em tempo integral à produção de conteúdo e aos serviços de assessoria e edição.

GN: Qual a maior dificuldade de fazer podcast no Japão?

Carlinhos: Acredito que seja a rotina. Temos equipamentos a um preço acessível, mas apesar de muito prazeroso, o podcast exige um investimento de tempo que às vezes é difícil de administrar.
Por isso, muitas vezes, o produtor acaba descontinuando o projeto.

GN: Qual o maior prazer que o podcast te trouxe até hoje?

Carlinhos: Acho que perceber que era capaz de aprender algo novo, desenvolver uma nova habilidade e ainda descobrir uma nova possibilidade de carreira depois dos 40 anos.
Por alguns anos acreditei que isso não seria mais possível, mas a mídia me permitiu perceber que eu estava enganado.

GN: Como o podcast pode ajudar as pessoas hoje em dia?

Carlinhos: Acho que vale ressaltar que a mídia podcast em áudio permite, por exemplo, áudio documentários, áudio dramas, áudios imersivos.

 

Logo do ¨Diálogos Mochiyori¨ (Cedida)

 

Ou seja, às vezes uma pessoa recém formada em Jornalismo não tem o recurso para fazer uma super reportagem do outro lado do mundo. Mas, com a mídia podcast é possível levar o ouvinte para lá só com os ouvidos.

O mesmo vale para cinema, que tem um custo altíssimo, mas que pode ser feito em áudio, como áudio drama, e permitir a uma equipe com menos recursos entregar um projeto bem legal.

GN: Deixe uma mensagem e um convite para quem ler esta reportagem?

Carlinhos: O podcast é uma mídia companheira. Diferente da TV ou do YouTube, o podcast em áudio permite que você desfrute do conteúdo ao realizar outra atividade.

Você pode aprender sobre finanças lavando a louça. Pode aprender sobre geopolítica varrendo o chão. Pode aprender sobre empreendedorismo, cultura ou religião estendendo a roupa ou indo para a academia.

Essa é a mágica dessa mídia que tem o poder de conectar pessoas dos mais diferentes cantos do mundo através de algo simples e poderoso: o falar e o ouvir.

Há vários podcasts legais produzidos pela comunidade brasileira no Japão e muitos outros produzidos por brasileiros mundo a fora.

Aproveite!

Links

Ao final de cada reportagem, o Gaijin News disponibiliza os links para você encontrar o produtor e o podcast.

Nabecast: 
https://www.instagram.com/nabecastjp/

Carlinhos Vilaronga
https://www.linkedin.com/in/carlinhosvilaronga/

Você também Pod!cast

https://open.spotify.com/show/6DxX0pUTnDBkr1D8kv0AW7

Diálogos Mochiyori

https://open.spotify.com/show/487uXCcKUH15Sy3oGyHWNN

 

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?