¨Quase-Emergência¨, que também acaba domingo, será mantido em três províncias
Em 9 das 10 províncias atualmente em Estado de Emergência, a medida será suspensa no próximo domingo, 20. A decisão do governo aconteceu após uma reunião das autoridades com o comitê que trata da questão do Coronavírus, e anunciada no início da noite de quinta-feira, 17, pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga.
Além da capital, Tóquio, o Estado de Emergência será encerrado em Hokkaido, Aichi, Kyoto, Osaka, Hyogo, Okayama, Hiroshima e Fukuoka. Okinawa será a única província a permanecer sob o regime atual até 11 de julho, já que os hospitais continuam sobrecarregados pelo aumento de pacientes com COVID-19.
A mudança ocorre num momento em que as infecções estão diminuindo em todo o país e a vacinação, ainda lenta, aumenta gradativamente, embora os especialistas tenham alertado que o relaxamento das restrições e a disseminação de variantes altamente contagiosas do Coronavírus podem desencadear uma nova onda de infecções.
Apenas em Okinawa o sistema será prorrogado (Arte: NHK)
“O que devemos ter mais cuidado é evitar um ressurgimento das infecções”, disse o primeiro-ministro em entrevista coletiva.
¨Quase-Emergência¨
As infecções em todo o país estão em declínio, com 1.554 novos casos relatados na quinta-feira, número bem menor do que os 7 mil registrados diariamente no pico da quarta onda, no início de maio.
Porém, o governo continua atento. Por isso decidiu que 7 províncias que saem domingo do Estado de Emergência, passarão para o sistema de ¨quase-Emergência¨. São elas: Tóquio, Hokkaido, Aichi, Kyoto, Osaka, Hyogo e Fukuoka. Apenas em Okayama e Hiroshima, onde a situação melhorou a ponto de a designação não ser mais necessária, verão as restrições suspensas depois de domingo.
Sob o ¨quase Estado de Emergência¨, que permite medidas direcionadas para áreas específicas ao invés de províncias inteiras, servir álcool nos bares e restaurantes será permitido até as 19 horas, desde que certas precauções do COVID-19 estejam em vigor. Os governadores podem optar por manter a proibição se julgarem necessário. Os restaurantes continuarão sendo solicitados a fechar até as 20h.
O governo limitará os espectadores de grandes eventos, como jogos esportivos e shows, a 10.000 pessoas nas províncias em que o Estado de Emergência ou o ¨quase Estado de Emergência¨ foi suspenso.
Suga espera que o mesmo limite de público se aplique às Olimpíadas de Tóquio, que começam em 23 de julho, e às Paralimpíadas. A decisão final será tomada até o final deste mês.
Prorrogação
Tóquio está em Estado de Emergência desde 25 de abril, o terceiro desde o início da pandemia no ano passado. A medida estava inicialmente programada para terminar em 11 de maio, após o feriado de Golden Week, mas foi estendida duas vezes porque o ritmo de declínio nas infecções permaneceu lento.
Suga durante a coletiva de imprensa anunciando o que muda a partir de domingo (Foto: Reprodução TV)
E entre as cinco províncias atualmente em situação de ¨quase-Emergência¨, Chiba, Kanagawa e Saitama terão o regime prorrogado até 11 de julho. Porém, em Gifu e Mie, que conseguiram controlar as novas infecções de Coronavírus, as medidas encerram-se no próximo domingo.
Os especialistas alertam que um aumento no número de pessoas saindo de casa e a disseminação de variantes do Coronavírus, particularmente da cepa Delta, altamente contagiosa e detectada pela primeira vez na Índia, poderia fazer com que a situação piorasse novamente.
Atualmente, uma em cada seis pessoas recebeu pelo menos uma dose da injeção contra o Coronavírus. Enquanto as vacinações no Japão estão aumentando, Shigeru Omi, o principal conselheiro do COVID-19 do governo, alerta: “As pessoas terão uma sensação de segurança depois de serem vacinadas, mas é muito cedo para começar a baixar a guarda. Mantenha o uso das máscaras”, disse o especialista.
Fonte: Kyodo