Obon: o que funciona no feriado

Mas atenção: somente dia 10 é calendário vermelho

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

Para cerca de 60% dos trabalhadores no Japão, começou neste sábado, 9, e vai até domingo, 16, o Obon Yasumi ( お盆休み ), feriado de Obon, algo parecido como o Dia de Finados do Brasil.

O Obon (お 盆) é um evento budista realizado em homenagem aos ancestrais. Acredita-se que a cada ano, durante o obon, os espíritos dos antepassados ​​retornem a este mundo para visitar seus parentes. Por isso também é conhecido como o festival dos mortos ou o festival das almas.

Neste período, lanternas são penduradas na frente das casas para guiar os espíritos, danças obon (Bon Odori) são realizadas, túmulos são visitados e ofertas de comida são feitas nos altares e templos das casas.

Lanternas são para guiar o caminho dos espíritos (Foto: Japan Rail Pass)

No final do Obon, lanternas flutuantes são colocadas em rios, lagos e mares para guiar os espíritos de volta ao seu mundo. Os costumes seguidos variam fortemente de região para região.

Não é feriado

O Obon é um festival tradicional, mas não é um feriado oficial no Japão. Sendo assim, apesar de várias empresas estarem fechadas e as escolas com aulas suspensas, os órgãos públicos funcionam normalmente.

Apenas hoje, segunda-feira, 10, será feriado nacional, quando comemora-se o Dia da Montanha (Yama no Hi), data que passou a ser celebrada apenas em 2016.

Monte Fuji, símbolo do Japão (Foto: Google Earth)

Nos outros dias da semana, estarão funcionando normalmente as prefeituras, bancos, Correio, escritórios de Imigração, hospitais e os Consulados.

Excluindo a segunda-feira, muitas pessoas aproveitam para resolver assuntos pendentes, como trâmites bancários, renovar o visto , fazer aquela consulta médica que vem sendo adiada há algum tempo.

Consulado de Nagoia

Um dos lugares mais procurados pelos brasileiros é o Consulado. Mas muita atenção nesse feriado: o Consulado de Nagoia não atende sem agendamento prévio. Por isso não compareça pessoalmente, sem antes ter se informado e, se necessário, feito agendamento para ser atendido.

Desde o início da pandemia do Coronavírus, todo atendimento presencial no Consulado em Nagoia já deveria ser agendado previamente. Agora, o agendamento passará a ser feito pelo novo sistema, de forma permanente.

O e-consular pode ser acessado em computadores, smartphones e tablets, no endereço ec-nagoia.itamaraty.gov.br. Ao acessar, clique em “cadastre-se” e informe um endereço de e-mail. Você receberá um código de verificação. Digite esse código de verificação no e-consular, defina uma senha e forneça seus dados de contato.

Consulado só atende com agendamento prévio (Foto: Divulgação)

A partir desse momento, basta digitar seu e-mail e senha sempre que quiser acessar o sistema. Após entrar no sistema, escolha o serviço que pretende solicitar e siga as instruções dos formulários na tela. Será necessário enviar, no próprio sistema, fotos da documentação. O processo será analisado, validado e você poderá agendar um horário.

Você também pode salvar os formulários e continuar preenchendo mais tarde, inclusive de outro aparelho.

Desde 8 de agosto, todas as novas solicitações, sem exceção, deverão ser feitas pelo sistema e-consular, e os pedidos eventualmente recebidos fora desse programa serão devolvidos.

Os agendamentos já confirmados, inclusive aqueles para data posterior a 17/08/2020, estão mantidos e não precisam ser feitos novamente pelo e-consular.

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?