CEO foi recebido pelo presidente Lula
O CEO Global da Nissan Corporation, Makoto Uchida, viajou ao Brasil e anunciou investimentos no país.
Nesta segunda-feira, 6, ele foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A reunião também contou com a presença de ministros de estado e de executivos da empresa.
A empresa é uma das maiores montadoras do mundo e está presente oficialmente no Brasil há 23 anos.
Uchida anunciou que a Nissan irá lançar dois novos modelos de SUV no Brasil, aumentando seus investimentos no país, na ordem de R$ 2,8 bilhões.
E falou da intenção da empresa de exportar para a América Latina e outros países a partir do Brasil, além de fortalecer os fornecedores internos da montadora, em seu complexo industrial em Resende, no Rio de Janeiro.
“O Brasil é uma das regiões estratégicas para nosso crescimento global”, declarou o empresário em entrevista à Agência Brasil.
Segundo o executivo, a ideia é dobrar a participação no mercado nacional nos próximos anos e, para isso, mais produtos são fundamentais.
O presidente Lula reforçou que o Brasil oferece a quem quiser investir no Brasil estabilidade jurídica, política e social, com um mercado crescente de possibilidades de retorno de investimentos.
Durante o encontro, Makoto Uchida apresentou o novo plano estratégico da Nissan para o Brasil, para o período 2023/2025, que inclui novos equipamentos, a expansão da linha de produção e o aprimoramento de processos.
Novos modelos
A Nissan não confirmou os modelos que serão produzidos, mas o Canal Tech fez uma análise.
Possivelmente serão produzidos um SUV de porte compacto e outro de tamanho médio para concorrer com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
A expectativa é de que o Nissan Juke vá para o Brasil e seja feito sobre a mesma plataforma do Renault Kardian, a CMF-B.
Já o SUV de porte médio deverá ser o Nissan X-Trail, que já foi vendido no Brasil em outros tempos e deve chegar na atual geração, mas com o sistema e-Power de hibridização.
Confira a postagem do presidente Lula no X.
https://twitter.com/LulaOficial/status/1721596591264456711
Fontes: Secom (Palácio do Planalto) e Canal Tech