E Oizumi emite o próprio Estado de Emergência
Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)
Ontem, quinta-feira, 14, o governador da província de Mie, Eikei Suzuki, declarou o próprio Estado de Alerta, após aumento significativo dos casos de Coronavírus.
O Estado de Alerta vai vigorar de 18 de janeiro até 7 de fevereiro. E atingirá principalmente as cidades de Kuwana, Yokkaichi e Suzuka. Nesses locais, bares, restaurantes e estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas deverão fechar às 21h.
A província de Mie não teve um grande número de infecções. Desde o início da pandemia, foram registrados 1.644 casos.
Governador de Mie, Eikei Suzuki (Foto: Reprodução TV)
Mas fica vizinha a Aichi e Gifu, que diariamente registram vários novos casos de infecção e que foram incluídas no Estado de Emergência do governo japonês, estendido recentemente para 11 províncias.
Para tentar diminuir ainda mais os casos, o governador Suzuki está pedindo aos moradores que não façam viagens desnecessárias, mantenham o distanciamento social e evitem encontros com grande número de pessoas.
Já as empresas estão sendo orientadas a reforçar as medidas de prevenção entre funcionários estrangeiros e a incentivar o trabalho online.
Oizumi
E na segunda-feira, 11, o prefeito de Oizumi (Gunma), Toshiaki Murayama, declarou o próprio Estado de Emergência. Em setembro do ano passado, ele já havia tomado medida idêntica.
A declaração vai até 25 de janeiro, mas existe a possibilidade de ser ampliada. O prefeito pede que as pessoas não saiam sem necessidade, evitem se reunir em grupos grandes nos restaurantes e bares, usem máscara e lavem bem as mãos.
Prefeito de Oizumi, Toshiaki Murayama (Foto: NHK)
Em Oizumi foram constatados novos casos de infecção pelo Coronavírus nas instalações de bem-estar e igrejas. Por isso, Murayama pede que os fiéis façam as orações em casa.
Durante o período, todas as instituições públicas estarão fechadas.
Fontes: NHK e Oizumi Tabunka
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.