E no sistema de ¨quase-Emergência¨, também mais 3 províncias serão atingidas
Na noite desta sexta-feira, 14, o primeiro-ministro Yoshihide Suga oficializou a expansão do Estado de Emergência para mais três províncias, num movimento surpreendente que ocorre à medida que as infecções continuam aumentando.
Hokkaido, Okayama e Hiroshima estarão sob restrições mais duras, a partir de domingo, 16, até 31 de maio. Suga declarou Estado de Emergência, o terceiro desde o início da pandemia, em Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo, de 25 de abril a 11 de maio, acrescentando posteriormente Aichi e Fukuoka e estendendo-o até 31 de maio.
O governo inicialmente tentou colocar Okayama e Hiroshima sob ¨quase Emergência¨, mas mudou de ideia a pedido de um painel de especialistas. Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta ao Coronavírus, disse pela manhã que os especialistas expressaram “opiniões fortes” sobre a disseminação de variantes altamente contagiosas e a crescente pressão sobre os hospitais.
Em áreas sob as restrições mais rígidas, os restaurantes estão sendo instruídos a fechar até 20h e evitar servir bebidas alcoólicas ou oferecer serviços de karaokê. As lojas de departamentos e outras grandes instalações comerciais também estão sendo informadas para fecharem temporariamente ou fecharem mais cedo. A participação em shows e eventos esportivos foi limitada a 5.000 pessoas ou 50% da capacidade do local.
Em vermelho, províncias em Estado de Emergência; em azul, em ¨quase-Emergência¨ (Arte: Kyodo)
“Vamos trabalhar em estreita colaboração com os governos locais nas áreas sob o Estado de Emergência, para implementar medidas antivírus estritas, com um forte senso de urgência. Essas medidas incluem suspender o consumo de bebidas alcoólicas, além de promover o trabalho remoto”, disse o primeiro-ministro.
Ele também descartou adotar um Estado de Emergência nacional, defendendo que é importante tomar medidas eficazes de acordo com a situação de cada região. Suga também prometeu que o governo vai acelerar a implementação da vacinação.
¨Quase Emergência¨
Suga anunciou ainda, que as Medidas Prioritárias, também chamadas de ¨quase Emergência¨, serão ampliadas para mais três províncias: Gunma, Ishikawa e Kumamoto, de 16 de maio até 13 de junho. Elas se juntam a Saitama, Chiba, Kanagawa, Gifu, Mie, Ehime e Okinawa.
A ¨quase Emergência¨ permite que os governadores identifiquem os municípios com medidas localizadas, incluindo dizer aos restaurantes para fecharem mais cedo, com multa de até 200.000 ienes por descumprimento. Já o Estado de Emergência cobre prefeituras inteiras e acarreta uma multa de até 300.000 ienes.
Primeiro-ministro durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 14 (Foto: Reprodução TV)
Os casos de Coronavírus aumentaram em todo o país nas últimas semanas, com o número diário de novas infecções chegando a 6.000 pelo terceiro dia consecutivo na quinta-feira. A ilha principal de Hokkaido, ao norte, registrou um recorde de 712 casos, enquanto Hiroshima, no oeste do Japão, relatou 213, e a vizinha Okayama, 171.
Vários relatos dão conta de que existem pacientes com COVID-19 morrendo em casa, pois é cada vez mais difícil encontrar leitos hospitalares disponíveis. A disseminação de variantes do Coronavírus e a lenta vacinação agravaram a situação.
O Japão tem a pior taxa de vacinação entre os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, tendo administrado pelo menos uma injeção em apenas 3% da população de 126 milhões.
Fontes: NHK e Kyodo