Febre do feno atinge quase metade da população
Irritação nos olhos, corrimento nasal, espirros, indisposição. Estes são alguns sintomas do Kafunsho, a febre do feno.
E se você, assim como eu, sofre todo ano com essa doença, temos boas notícias.
Nesta terça-feira, 4, o Japão decidiu acelerar a substituição das florestas de cedro por árvores que produzem menos pólen.
A medida é mais uma ação para combater a febre do feno, uma alergia que se acredita afetar cerca de 40% da população do país.
O governo estabeleceu uma meta de redução de cerca de 20% nas áreas plantadas de cedros até o ano fiscal de 2033.
Um grande número de cedros foi plantado para atender a procura de habitação durante o período de rápido crescimento económico do Japão, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A dispersão do pólen aumentou à medida que as florestas plantadas de cedro cresciam, tornando a febre do feno predominante no Japão desde 1970, com muitos apresentando vários sintomas principalmente durante a primavera.
Várias frentes
O governo vai acelerar o desmatamento das florestas de cedro e substituí-las por mudas ou outras espécies de árvores que liberem menos pólen, de acordo com documento aprovado terça-feira pelo Conselho de Ministros.
Para atingir a meta, será necessário garantir uma força de trabalho para o setor madeireiro, estimular a demanda por madeira de cedro e aumentar a produção de mudas com baixo teor de pólen, elenca o acordo.
Estima-se que as alergias ao pólen do cedro tenham afetado 39% da população do Japão em 2019, um aumento acentuado em relação aos 16% em 1998, de acordo com uma pesquisa nacional com médicos de ouvido, nariz e garganta e suas famílias.
Kafunsho: o que é
O kafunsho é a alergia ao pólen, também conhecida como polinose.
Principalmente durante a primavera japonesa, muitas pessoas sofrem com sintomas como irritação nos olhos e nariz, crises de espirros, escorrimento nasal e até dores de cabeça e falta de ar.
Cerca de 30 milhões de habitantes do Japão desenvolvem essa alergia, causada principalmente por pólen de cedro e cipreste.
Para prevenir e amenizar os sintomas, considere estas dicas:
1- Máscaras e óculos: Use sempre ao sair de casa.
2- Roupas lisas: Vista roupas e chapéus de material liso para evitar que o pólen grude.
3- Higiene: Lave as mãos, faça gargarejos e tire o pólen da roupa ao chegar em casa.
4- Limpeza: Mantenha sua casa limpa com panos molhados ou esfregões.
5- Massagem nos dedos: Alguns relatam alívio com massagens nos dedos próximos às unhas.
Lembre-se de que coceiras no nariz, garganta e olhos são os principais sintomas que diferenciam o kafunsho de um simples resfriado.
Fonte: Kyodo News