Japão expandirá áreas de Quase Emergência

Previsão é de ampliação do prazo nas áreas já sob intervenção

 

Fontes ligadas ao governo disseram no domingo, 23, que à medida que os casos de Coronavírus continuam aumentando, o governo do Japão deve colocar mais províncias sob o Estado de Quase Emergência pelo COVID-19.

A decisão, que provavelmente será formalizada na terça-feira, 25, pode determinar que 32 das 47 províncias do país fiquem sob restrições, como horários reduzidos em restaurantes e bares. Embora as medidas já estejam em vigor em 16 regiões, incluindo a capital Tóquio, mais 16 províncias solicitaram ou planejam pedir a inclusão de suas áreas.
No domingo, os casos diários confirmados de Coronavírus no Japão atingiram mais de 50.000, o segundo maior registrado após cerca de 54.500 registrados no sábado. Com isso, aumenta também a taxa de ocupação de leitos hospitalares.
Casos não param de aumentar (Foto: NHK)
Em Tóquio, o número de pessoas se recuperando em casa após serem infectados pelo vírus subiu para 26.556, um recorde. Os casos diários recém-confirmados chegaram a 9.468, abaixo do recorde histórico de sábado de mais de 11.000, mas ainda o maior para qualquer domingo.
Na semana passada, na região de Kansai, as províncias de Osaka, Hyogo e Kyoto pediram ao governo que aplicasse restrições mais duras ao Coronavírus em suas áreas. Okayama fez o mesmo pedido no sábado.
Fukuoka, Saga e Oita, na região de Kyushu, também estão entre as prefeituras que planejam buscar as medidas intensivas.

Extensão do prazo

Tóquio e outras 12 áreas foram adicionadas ao Estado de Pré-Emergência na sexta-feira, 21, enquanto Hiroshima, Yamaguchi e Okinawa estão sujeitas às restrições desde 9 de janeiro. As restrições deveriam durar até 31 de janeiro nas três províncias, mas o governo está considerando estender o período, disseram as fontes.

As restrições do COVID-19 estão programadas para vigorar até 13 de fevereiro em Tóquio e nas 12 províncias, incluindo Saitama, Chiba, Kanagawa, Aichi, Nagasaki e Kumamoto.
O Japão viu um rápido aumento no número de infecções desde que o país confirmou seu primeiro caso da variante Ômicron, em 30 de novembro. O número aumentou 100 vezes em três semanas desde o início deste ano, subindo para 54.576 casos no sábado, de 534 registrados em 1º de janeiro.
Kishida deve formalizar ampliação das restrições (Foto: Reprodução TV - NHK)

O primeiro-ministro Fumio Kishida se reuniu com vários ministros, incluindo o da Saúde, Goto Shigeyuki e Yamagiwa Daishiro, responsável pelas medidas de Coronavírus, para discutir como responder às solicitações dessas províncias.

Mas existe o consenso de atender a todas que apresentaram pedidos de inclusão.

Kishida se reunirá novamente com os ministros nesta segunda-feira e tomará uma decisão após consultar um painel de especialistas na terça-feira, 25.

 

 

Fontes: NHK e Kyodo

 

 

 

 

 

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?