O governo do Japão decidiu oficialmente aliviar as restrições para pacientes com Coronavírus. A principal medida foi a diminuição dos dias de autoisolamento.
A decisão aconteceu na noite de quinta-feira, 8, depois que o painel consultivo do governo se reuniu e aprovou os planos na tarde do mesmo dia.
Sob as novas medidas, o período de isolamento de pacientes sintomáticos será reduzido de 10 dias para 7 dias.
E o período para pacientes assintomáticos será reduzido de 7 dias para 5 dias, se o resultado do teste for negativo.
As restrições ao movimento de pacientes com COVID-19 em recuperação em casa também serão facilitadas. Aqueles que mostraram pouco ou nenhum sintoma por mais de 24 horas poderão sair para tarefas essenciais, desde que tomem os cuidados necessários.
Reunião em que foram aprovadas as mudanças (Foto: Reprodução TV - NHK)
O painel também aprovou o plano do governo de introduzir um sistema simplificado de notificação de novos casos em todo o país, a partir de 26 de setembro.
Yamagiwa Daishiro, ministro responsável pelas medidas de combate ao Coronavírus, observou que o número de infecções está diminuindo em todo o país, e a carga sobre o sistema de saúde também está mostrando sinais de redução.
O ministro disse que o governo continuará sua mudança para uma nova fase de convivência com o Coronavírus e intensificará os esforços para encontrar um equilíbrio entre as medidas anti-infecção e atividades sociais e econômicas.
Fonte: NHK