Japão avalia estender Quase Emergência

Começa vacinação para crianças

 

Mais uma vez, o Japão está avaliando estender o Estado de Quase Emergência do COVID-19 para dez províncias, além da data prevista de 6 de março, disseram fontes do governo no domingo, 27.

Além de Tóquio, o governo está considerando uma extensão das medidas de emergência para Saitama, Chiba, Kanagawa, Gifu, Aichi, Mie, Kyoto, Osaka e Hyogo.

No início do mês, Tóquio e seis províncias já tiveram o prazo adiado de 13 de fevereiro para 6 de março. Kyoto, Osaka e Hyogo estavam entre as 17 regiões cujas medidas de emergência foram estendidas de 27 de fevereiro a 6 de março.

Com mais da metade dos leitos hospitalares para pacientes com COVID-19 ocupados nessas áreas, o primeiro-ministro Fumio Kishida perguntará aos governadores dessas províncias sobre situações de pandemia locais e consultará especialistas em saúde antes de tomar uma decisão sobre a extensão por cerca de duas semanas.

No início do mês, Kishida disse que seu governo poderia suspender as medidas antes de 6 de março se o ritmo de contaminação da variante Ômicron diminuísse. Porém, os números continuam altos.

 

Províncias atualmente sob as medidas restritivas (Arte: NHK)

 

As autoridades de saúde do Japão confirmaram 71.488 novos casos de Coronavírus e 158 mortes no domingo. E Tóquio registrou 12.935 novas infecções. A província de Osaka confirmou 8.400 e a de Kanagawa, 6.814 novos casos.

Vacinação

As vacinas contra o Coronavírus para crianças entre 5 e 11 anos começaram sábado, 26, em uma área de Tóquio.

Embora se espere que as vacinações para a faixa etária comecem em partes mais amplas do país em março, alguns municípios foram autorizados pelo governo a começar mais cedo, desde que estejam com a estrutura pronta.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina para crianças dessa faixa etária conterá um terço do volume da usada em crianças a partir de 12 anos. Elas receberão duas doses da vacina da Pfizer Inc., em um intervalo de três semanas.

Além do consentimento dos pais, eles também precisam estar acompanhados por seus responsáveis.

Dados de ensaios clínicos conduzidos pela Pfizer fora do Japão, antes do surgimento da variante, mostram que a administração de duas doses da vacina foi mais de 90% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos.

Os testes também descobriram que, embora alguns indivíduos tenham tido dores nos braços, fadiga e dores de cabeça no dia seguinte, os efeitos colaterais desapareceram rapidamente.

 

Fontes: NHK e Kyodo

 

 

 

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?