400 mil pessoas esperam liberação
Desde terça-feira, 1, o Japão facilitou os controles de fronteira, retomando novas entradas de visitantes estrangeiros que não sejam turistas. O novo limite passa para 5.000 pessoas por dia, acima dos 3.500 anteriores, e houve redução ou isenção dos períodos de quarentena para japoneses e estrangeiros.
No entanto, o governo está mantendo um limite diário para o número de chegadas como medida de precaução. A expectativa é que isso aumente em fases. Mas ainda leva tempo para que as cerca de 400.000 pessoas que obtiveram vistos, mas não conseguiram entrar no Japão nos últimos dois anos, sejam autorizadas.
Entre as permitidas a entrar no Japão, estão pessoas que pretendem permanecer por três meses ou menos para fins comerciais, bem como estudantes e estagiários técnicos. As empresas ou escolas anfitriãs precisam se inscrever on-line e obter a triagem de visto concluída com antecedência.
A proibição de entrada de estrangeiros não-residentes no Japão, em vigor de novembro até o final de fevereiro, implantada com o objetivo de manter a variante Ômicron do Coronavírus sob controle, provocou um coro de críticas por ser muito rigorosa e não baseada em raciocínio epidemiológico.
Período de quarentena foi diminuído (Foto: Reprodução TV - NHK)
Mas os apelos para uma maior flexibilização dos controles continuam fortes entre as comunidades empresariais e acadêmicas, tanto no país quanto no exterior.
Mudanças
As medidas de controle foram relaxadas pelas autoridades. Depois de chegar ao Japão, os viajantes agora serão solicitados a ficar em quarentena por três dias e serão liberados se testarem negativo para o vírus no último dia desse período.
Aqueles que receberam doses de reforço estão isentos de todos os requisitos de quarentena se vierem de territórios onde as infecções estão se estabilizando.
Embora líderes empresariais, acadêmicos e até legisladores tenham argumentado que a política do Japão ainda é muito dura e as desvantagens superam em muito os benefícios, o governo está considerando aumentar o teto diário em etapas para permitir até dezenas de milhares de novos viajantes num futuro próximo.
O governo quer continuar relaxando as restrições para reativar a atividade social e econômica. Mas as autoridades dizem que estão prontas para trazer de volta algumas das medidas se o número de casos aumentar novamente.
Fontes: NHK e Kyodo