Objetivo é apoiar a economia
Instalações comerciais em Tóquio e Osaka, apesar de estarem sob Estado de Emergência, estão se preparando para retomar as operações a partir de terça-feira, 1 de junho, enquanto o governo busca um equilíbrio entre conter as infecções por Coronavírus e reativar a abalada economia.
As lojas de departamentos, cinemas, parques de diversões e museus foram inicialmente solicitados a fechar sob o terceiro Estado de Emergência de Coronavírus do país, recentemente estendido até 20 de junho, mas terão permissão para reabrir parcialmente.
Comércio funcionará sob novas diretrizes (Foto: Jezael Melgoza on Unsplash)
Restrições como a proibição de servir bebidas alcoólicas e serviços de karaokê nos restaurantes, bem como limite de participação em eventos esportivos e shows, permanecerão em vigor após esta segunda-feira, a data anterior de término do Estado de Emergência.
Universal Studios e Disneyland
As novas regras servem também para os parques. A partir de terça-feira, 1, a Universal Studios Japan, em Osaka, abrirá apenas nos dias de semana.
A Tokyo Disneyland e a Disney Sea manterão o horário comercial mais curto, até que as medidas de ¨quase Emergência¨ terminem em Chiba, província em que ficam os dois parques temáticos, segundo informou a operadora Oriental Land Co.
Todas as instalações administradas pela Isetan Mitsukoshi Holdings Ltd. e H2O Retailing Corp., operadoras das lojas de departamentos Hankyu e Hanshin, em Tóquio e Osaka, começarão a operar nos dias de semana a partir de terça-feira. Nelas, os restaurantes permanecerão abertos por mais uma hora nos dias de semana e fins de semana, fechando às 20h.
O Sumida Aquarium, temporariamente fechado e localizado no Tokyo Skytree Town, um complexo comercial perto da torre de mesmo nome, disse no sábado que vai reabrir na terça-feira. No entanto, a Tokyo Skytree, a estrutura mais alta do Japão e um marco na capital, ainda não tomou uma decisão quanto à reabertura de seu mirante.
Enquanto isso, as operadoras de cinemas United Cinemas Co. e Toei Company Ltd., também anunciaram planos para reabrir as instalações na terça-feira.
E o Museu Nacional de Tóquio também receberá visitantes a partir de junho.
Fonte: Kyodo