Ajuda seria de até 100 mil ienes por família
Fontes ligadas ao governo japonês disseram na terça-feira, 25, à agência de notícias Kyodo, que a administração central estaria considerando outro programa de distribuição de dinheiro, como forma de aliviar a pressão financeira causada pela pandemia do Coronavírus. A ajuda seria de até 100 mil ienes cada para família carente.
Os candidatos ao novo programa de apoio financeiro, que poderá ser de três meses, a partir de julho, seriam obrigados a atender algumas condições, como não possuir depósitos e poupanças superiores a 1 milhão de ienes.
O governo está planejando fornecer pagamentos mensais de 60.000 ienes para famílias com apenas um membro, 80.000 ienes para famílias com duas pessoas e 100.000 ienes para famílias compostas por três ou mais pessoas. Para isso, especula-se reservar 50 bilhões de ienes do orçamento inicial fiscal de 2021.
Ajuda pode chegar a 100 mil ienes por família (Foto: Nattanan Kanchanaprat por Pixabay)
No ano passado, o governo deu 100 mil ienes para cada um dos 126 milhões de residente no país. Para apoiar as famílias que passam por necessidade por causa da crise econômica, o governo também oferece programas de empréstimos sem juros e sem garantia.
Mais recentemente, o governo decidiu oferecer doações em dinheiro de até 50.000 ienes por criança, para famílias necessitadas, utilizando fundos de reserva para o ano fiscal de 2020.