Entenda a origem da Semana Dourada no Japão
A Golden Week (ゴールデンウィーク) no Japão é uma coleção de quatro feriados nacionais em sete dias. Como esses feriados se encaixam com finais de semana, a Semana Dourada é uma das três temporadas de férias mais movimentadas do país, além do Ano Novo e da Semana Obon.
Em 2022, os fins de semana estão em uma posição desfavorável, com dois feriados separados de três dias cada. A atividade de viagens está prevista para atingir o pico em 29 de abril e 3 de maio, com as pessoas deixando os grandes centros urbanos (especialmente Tóquio) e em 1º e 5 de maio na direção oposta.
Espera-se que o número de viagens ainda permaneça consideravelmente abaixo dos níveis antes do Coronavírus, com ferrovias e voos domésticos atingindo reservas em torno de apenas 70% dos números vistos em 2018 e 2019.
Golden Week em 2022 (Foto: Trend Town)
Os feriados nacionais que compõem a Semana Dourada são:
29 de abril: Showa no Hi. É o aniversário do ex-imperador Showa, que morreu em 1989;
3 de maio: Kenpo Kinenbi (Dia da Constituição). Neste dia, em 1947, entrou em vigor a nova constituição do país;
4 de maio: Midori no Hi (Dia do Verde). O dia é dedicado ao meio ambiente e à natureza;
5 de maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças). Neste dia é comemorado o Festival do Menino (Tango no Sekku). As famílias oram pela saúde e sucesso futuro dos filhos, pendurando cordões com carpas e exibindo bonecos de samurai, ambos simbolizando força, poder e sucesso na vida.
A esses quatro feriados, desde 2019 juntou-se mais um. O dia 1º de maio marca o início da Era Reiwa, a nova Era do Japão, quando ocorreu a passagem do trono do ex-imperador Akihito para o seu filho mais velho, o príncipe-herdeiro Naruhito.
Origens
Mas por que esse feriados ganharam o nome de Golden Week?
Existem duas teorias mais conhecidas.
A primeira é que após a Constituição do Japão de 1947, a junção dos feriados do final de abril e início de maio levou as pessoas a passarem seu tempo livre frequentando cinemas.
Quando o filme ¨Jiyu Gakko¨, do cineasta e romancista Bunroku Shishi teve vendas recordes de ingressos durante os feriados nacionais de 1951, o diretor administrativo do estúdio Daiei Motion Pictures, Hideo Matsuyama, adotou a nomenclatura, no sentido de que foi um período com bons resultados de bilheteria.
E outra teoria diz que o nome está relacionado à antiga gíria do rádio japonês ¨Golden Time¨, referindo-se ao período de maior audiência.
Os feriados
A seguir, segue uma breve explicação sobre cada feriado da Golden Week.
Showa no Hi (Dia do Showa)
Imperador Showa (Wikipedia)
No dia 29 de abril celebra-se o aniversário do Imperador Showa. Ele foi o 124º Imperador do Japão, de acordo com a ordem tradicional de sucessão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até sua morte, em 1989. Apesar de ser muito conhecido fora do Japão por seu nome pessoal, Hirohito, no país ele é atualmente referido pelo seu nome póstumo, Imperador Showa.
Seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa. Foi sucedido por seu filho, o imperador Akihito.
Dia da Era Reiwa
Yoshihide Suga revela o nome da nova era Reiwa (Foto: TICAD7 Photographs)
Como vimos anteriormente, o dia 1º de maio marca o início da Era Reiwa, a nova Era do Japão, quando ocorreu a passagem do trono do ex-imperador Akihito para o seu filho mais velho, o príncipe-herdeiro Naruhito.
Assim, Reiwa é a atual era no país. Começou em 1º de maio de 2019, com a entronização do imperador Naruhito. Em 30 de abril de 2019, ocorreu a abdicação do Trono do Crisântemo, marcando o fim da era Heisei. O ano de 2019 correspondeu ao ano Heisei 31 até dia 30 de abril e o ano Reiwa 1, a partir de 1 de maio.
A palavra ¨Reiwa¨ pode ser interpretada como ¨bela harmonia¨.
O anúncio do início da Era Reiwa foi feito pelo então secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga.
Kenpo Kinenbi (Dia da Constituição)
Preâmbulo da Constituição (Foto: Kantei)
A Constituição do Japão (Nihon-Koku Kenpo) tem sido a lei básica do país desde 3 de maio de 1947, por isso sua celebração nessa data. A Constituição garante um sistema parlamentar de Governo e direitos fundamentais. Sob esta Constituição, o Imperador é o símbolo do Estado e da união do povo, mas exerce um poder apenas cerimonial.
A Constituição, também chamada de a Constituição Pacifista (Heiwa-Kenpo), é famosa pela renúncia do Japão ao direito de declarar guerra, cláusula presente no Artigo 9, que foi escrito durante a ocupação dos Aliados, depois do fim da Segunda Guerra Mundial
O documento foi alterado em 2015 pelo governo do então primeiro-ministro Shinzo Abe. Depois, em 29 de março de 2016, entrou em vigor a reforma militar, que permite às forças de autodefesa do país combater no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, pondo fim ao pacifismo defendido pela Constituição Japonesa. Contudo, o Dia da Constituição segue sendo celebrado em 3 de maio.
É o único dia do ano em que a Dieta Nacional do Japão abre ao público para visitas ao edifício.
Midori no Hi (Dia do Verde)
Monte Fuji (Foto: Steve Sharp - Unsplash)
É um dia em que os japoneses demonstram seu respeito e amor pela natureza. Antes de 2007, este feriado era chamado de Kokumin no Kyujitsu, que tinha sido criado para que a Golden Week se tornasse uma semana de feriados contínuos devido a uma lei japonesa que emendava dois feriados nacionais.
Realizado em 4 de maio, o Greenery Day, como também é chamado, era anteriormente comemorado em 29 de abril e foi feito para substituir o aniversário do imperador Showa. De 1989 a 2006, 4 de maio foi simplesmente um ¨dia nacional de descanso¨.
O dia foi renomeado ¨Greenery Day¨ por causa do amor do Imperador pelas plantas (e sem mencioná-lo diretamente).
Em 2007, o Dia do Verde mudou para 4 de maio e 29 de abril tornou-se o Showa Day.
Kodomo no Hi (Dia das Crianças)
Carpas em homenagens às crianças (Foto: Cris Ezaki)
O Dia das Crianças é comemorado em 5 de maio e remonta ao Período Nara, quando era conhecido como Tango no Sekku. Foi inicialmente chamado de ¨Boys Day¨ e celebrou os filhos e seus pais em contrapartida ao Hinamatsuri (Dia das Meninas).
Foi renomeado em 1948 para o Dia das Crianças para celebrar todas as crianças e reconhecer pais e mães como iguais nas famílias.
Durante os dias que antecedem e depois do Dia das Crianças, bandeiras em forma de carpa são hasteadas em todo o país pelas famílias para celebrar a saúde, a felicidade e a personalidade de seus filhos.
Tradicionalmente, uma grande carpa preta, conhecida como magoi representando o pai, voa no topo de um mastro de bandeira. Uma carpa vermelha, o higoi representando a mãe, vem em segundo lugar, seguida por uma carpa azul representando o filho primogênito. Mais carpas são adicionadas para cada filho ou filha.
Isso vem do mito chinês sobre um peixe dourado nadando em uma cachoeira para se tornar um dragão.
Também é comum ver famílias exibindo bonecos e capacetes de samurai, simbolizando a força e o espírito de seus filhos.
Fontes: Gaijin Pot Blogue, Japan Guide e Wikipedia