Japão ficou em sexto lugar na pesquisa
O número de mortos no Japão foi o sexto mais alto no estudo, que analisou dados de mais de 3.000 pesquisas de saúde cobrindo mais de 200 países e regiões. A estimativa não inclui os danos à saúde causados pelo fumo passivo.
Cigarro causa várias doenças crônicas (Foto: Ahmed Zayan – Unsplash)
Embora as taxas de fumantes estejam em queda nos países desenvolvidos, o número está aumentando nos países em desenvolvimento, incluindo os da África, onde a população está crescendo rapidamente.
As doenças mais comuns que causaram mortes entre os fumantes foram cardiopatia isquêmica, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão e derrames. Sabe-se que fumar aumenta o risco de desenvolver essas doenças.
Como a indústria do tabaco vem desenvolvendo estratégias de marketing direcionadas às novas gerações para promover itens como cigarros com sabor e e-cigarros, a equipe disse que proibir a venda de tais produtos ajudará a reduzir o número de jovens fumantes, e pediu medidas como aumento de impostos sobre tabaco e restrições à publicidade.
A pesquisa também descobriu que 87% das mortes ocorreram em pessoas que continuaram fumando, e apenas 6% foram pessoas que pararam de fumar há mais de 15 anos antes das suas mortes, indicando a eficácia de parar com o hábito.
Portanto, se você quer ter mais saúde e viver mais, pare de fumar!
Fonte: Kyodo News