Conheça um pouco da história do carro Saab 900 Turbo
¨Drive My Car¨, do diretor Ryusuke Hamaguchi, ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional na 94ª edição do Oscar, em Los Angeles, neste domingo, 27, tornando-se o segundo filme japonês a conquistar o prêmio.
A categoria, que antes era conhecida como Melhor Filme em Língua Estrangeira, foi vencida em 2009 por ¨Okuribito¨, de Yojiro Takita.
O filme é baseado em um conto de mesmo título do autor de renome mundial Haruki Murakami. Conta a história do ator e diretor de teatro Yusuke Kafuku. Ao perder sua esposa, o protagonista entra em uma profunda depressão e chega a abandonar os palcos. Dois anos depois, ele é convidado a dirigir uma peça em Hiroshima, mas o contratante faz uma solicitação pouco usual.
Cena do filme (Foto: Divulgação)
Hamaguchi disse que se sente honrado pelo filme ter ultrapassado fronteiras e barreiras linguísticas para alcançar o público.
O filme, que Hamaguchi, 43, co-escreveu com Takamasa Oe, 41, apresenta um elenco internacional composto por atores que falam em vários idiomas, incluindo inglês, chinês, tagalo, coreano e linguagem de sinais coreana.
O longa é inteiramente em japonês com falas ocasionais nesses idiomas.
Seus personagens fazem parte do enredo em que o protagonista do filme está dirigindo a peça multilíngue ¨Tio Vanya¨, do dramaturgo russo Anton Chekhov, para um festival de teatro em Hiroshima, no oeste do Japão.
Fazendo história
O triunfo de ¨Drive My Car¨ reflete o mais recente sinal de reconhecimento dos filmes asiáticos pelo Oscar, criticado nos últimos anos por sua falta de diversidade.
Este é o segundo filme a vencer o Oscar (Foto: Divulgação)
O longa fez história como o primeiro filme japonês a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Também foi indicado em outras três categorias: melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor filme internacional, pelo qual saiu vitorioso.
No período que antecedeu ao Oscar, ¨Drive My Car¨ ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa em janeiro e o prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, na mesma categoria, em março.
Desde que ganhou o prêmio de melhor roteiro no famoso festival de cinema de Cannes em julho do ano passado, o drama de três horas de duração recebeu cerca de 90 prêmios no Japão e no exterior.
Um dos protagonistas do filme é o Saab 900 Turbo. O Auto Esporte contou um pouco da história do veículo.
A montadora Saab foi fundada na Suécia em 1937, com apoio do Ministério da Defesa. A empresa era responsável por produzir aviões para a força aérea nacional durante a Segunda Guerra, ainda que a Suécia não tivesse um envolvimento profundo no conflito.
Com o fim da Guerra, as encomendas pelos aviões militares da empresa diminuíram. Mas com a economia global se reerguendo, os suecos enxergaram uma nova possibilidade: produzir automóveis.
O Saab 900 surgiu apenas em 1978. O modelo que aparece em ¨Drive My Car¨ é da primeira geração, vendida até 1994, na carroceria hatchback. Ele também podia ser adquirido nas versões sedã e conversível.
O Saab vermelho utilizado no filme (Foto: Divulgação)
O câmbio manual era de apenas quatro marchas, mas na reformulação de 1986, recebeu uma marcha extra, além da inédita versão automática de três marchas.
Fontes: Kyodo, NHK e Auto Esporte