Não há mais vagas e a fila de espera já tem mais de 30 pessoas
ALEXANDRE EZAKI, DE TOYOHASHI (AICHI)
Nos próximos dois domingos, 2 e 9 de fevereiro, o assalariado estrangeiro poderá fazer a Declaração do Imposto de Renda 2020 com a ajuda de intérpretes. O atendimento será no 13 andar da prefeitura de Toyohashi (Aichi), das 10h às 16h.
Inicialmente foram oferecidas 100 vagas por dia, mas por causa da grande procura, o número foi ampliado para 150.
¨No primeiro dia temos inscritos 75 brasileiros e 75 filipinos. E no dia 9, serão mais 20 filipinos e 130 brasileiros¨, informa Guida Suzuki, presidente da Associação Brasileira de Toyohashi (NPO-ABT).
O atendimento, totalmente gratuito, será feito por 12 equipes, cada uma com um contador profissional e um tradutor. Os intérpretes atenderão em quatro idiomas: português, espanhol, inglês e tagalog.
Documentos
Guida explica que não são todas as pessoas que podem fazer a declaração de imposto nesses dias, somente as que se encaixam nas seguintes condições: a empresa não fez o ajuste de final de ano; mudou de emprego ou ficou desempregado; não declarou todos os dependentes; tem duas ou mais fontes de renda; despesa médica familiar acima de 100 mil ienes; recibos médicos familiar de farmácia OTC acima de 12 mil ienes; e se tem seguro de saúde (Kokumin Hoken, Shakai Hoken, Seguro de Vida).
Os documentos variam conforme o que for declarar, mas todos devem apresentar o Comprovante de Renda (Gensen original); Zairyu Card original mais cópia frente e verso; My Number original mais cópia frente e verso; caderneta bancária e o inkan.
Foi a própria Guida quem iniciou o projeto, há 15 anos. ¨Acho muito importante. Além de podermos esclarecer a comunidade sobre o imposto, ajudamos aqueles que não querem fazer a declaração com a empreiteira¨, finaliza.
A realização é da prefeitura de Toyohashi, com organização da Associação Internacional e apoio da Associação dos Contadores da Região de Tokai (Filial Toyohashi), da Associação Brasileira de Toyohashi (NPO-ABT), e da TFA Associação Filipina de Toyohashi.
Mais informações pelos telefones 0532-55-3671 e 080-3635-0783.