Atriz foi o destaque do Summit Japan BR
Já era noite quando a multiartista Danni Suzuki subiu ao palco do Summit Japan BR para apresentar a palestra ¨O Futuro é Humano¨, evento realizado no domingo, 7, no Pátio Chiryu (Aichi).
As centenas de pessoas que quase lotaram o auditório, puderam ver uma mulher segura apresentando temas como a perda da identidade, especialmente pelo uso da tecnologia, e o valor e sentido das emoções. ¨Para mim é estimulante fazer palestras, porque, na minha profissão, sempre estou diante do público com um roteiro e um diretor. Para mim, é sempre libertador estar diante de vocês¨, afirmou.
Filha de uma bailarina com um judoca, Danni contou que passou os últimos 30 anos se especializando em acessar emoções diferentes.
Lembrando que o ser humano é complexo, destacou que pesquisas comprovam que, ao contrário do que se acreditava, nossas decisões são tomadas pela nossa emoção.
Ainda sobre a complexidade do ser humano, Danni falou dos estudos de um psicólogo pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais, que definiu existirem seis emoções primárias: raiva, medo, nojo, surpresa, alegria e tristeza. ¨Mas a mistura delas eleva essa lista para milhões. São incontáveis os sentimento que somos capazes de reconhecer¨, disse.
Chaves
Apesar dos muitos desafios, Danni expressou otimismo quanto ao futuro, destacando que as ações de hoje moldam o mundo de amanhã.
A atriz Danni Suzuki compartilhou cinco princípios essenciais para preservar a humanidade em um mundo onde os valores estão profundamente desequilibrados e claramente distorcidos.
Segundo ela, as cinco chaves para lidar com essas questões são: identidade, comunicação humanizada, sintonia com os outros, coletividade e serviço. Esses princípios, segundo ela, promovem a integração humana e ajudam a encontrar propósito na vida.
1-Identidade: a primeira chave é a identidade, que deve ter como base as tradições familiares. Segundo ela, isso ajuda a construir nossa identidade e caráter. ¨É importante saber quem são nossos antepassados. Ter uma identidade ajuda a lidar com problemas emocionais¨, orientou.
2-Comunicação humanizada: a segunda chave permite ver como a outra pessoa vê o mundo e se importar com o que ela pensa e sente. Pode acontecer por gestos ou olhares que permitem o estabelecimento de uma sintonia verdadeira.
3-Sintonia: a terceira chave nos permite saber o sentido que fazemos na vida dos outros. ¨Não é só trocar cartão de visita, mas se conectar com as pessoas¨, afirmou.
4-Coletividade: Danni defende que o ser humano é coletivo e que as maiores transformações são coletivas. O que permite aliviar o peso que cai sobre apenas uma pessoa nas importantes decisões.
5-Servir: Danni considera de grande importância o servir. Para ela, essa é a grande oportunidade da vida. ¨Aprender a amar incondicionalmente o outro. É viver pelo outro¨, sentenciou.
Perda de identidade
Danni destacou que a tecnologia alterou a expressão de sentimentos e moldou valores e comportamentos, permitindo acesso instantâneo a pessoas ao redor do mundo, mas também introduzindo comparações, julgamentos e cancelamentos que contribuem para a ansiedade e a depressão.
Salientou ainda que a polarização no mundo virtual e o tempo excessivo gasto por adolescentes nesse ambiente podem levar à perda de identidade e à insegurança.
A atriz reforçou a importância dos pais investirem em valores humanos e inteligência emocional para ajudar os filhos a encontrarem sua identidade, e alertou contra a terceirização da educação para aplicativos.
Além disso, Danni incentivou o público a praticar exercícios físicos, buscar desafios que deem sentido à vida e cultivar relacionamentos significativos com familiares, cônjuges, filhos e amigos.
¨Parem de tornar as suas vidas insignificantes. Façam algo desafiador, que dê sentido à vida. Tenham coragem para crescer, mental, espiritual e financeiramente. A qualidade de vida está nas relações com a família, com o marido, a esposa, os filhos, os amigos¨, finalizou Danni.