Começou o Brazilian Day Japan

Amanhã tem mais, com o cantor Toni Garrido

 

Sexta-feira, dia 2. Fortes chuvas que caíram em Hamamatsu e região inundaram ao menos 96 casas, principalmente no distrito de Hamakita. As autoridades chegaram a ordenar a evacuação de quase 409 mil moradores, por causa do risco de desastres naturais nas proximidades do rio Magome.

Sábado, dia 3. A cidade amanheceu com um dia ensolarado, formando outro cenário. O Brazilian Day Japan 2022, que chegou ter a realização questionada por causa da situação, começou sem maiores problemas e superando as expectativas.

Pela manhã, uma entrevista coletiva reuniu representantes da imprensa de várias partes do Japão, para ouvir as palavras do Embaixador Aldemo Garcia e de Mario Makuda, da Promotion Brazil, responsáveis pela organização do evento.

 

Entrevista coletiva (Foto: Alexandre Ezaki)

 

Também participaram o apresentador Johny Sasaki, e a grande estrela da festa, o cantor e ator Toni Garrido. Além deles, o representante da Ethiopian Airlines para o Japão, Solomon Abreha, marcou presença. A empresa é uma das patrocinadoras do evento.

O Cônsul explicou que a ideia da festa surgiu há cerca de um ano, pouco tempo depois que assumiu o comando do Consulado-Geral do Brasil de Hamamatsu. ¨Queríamos marcar os 200 anos do Bicentenário da Independência com uma grande festa popular¨, disse.

Mario lembrou que o Cônsul-Geral do Brasil não é estreante em Brazilian Day. Ele plantou a semente da festa no Canadá, quando atuava naquela cidade, levando na época a diva Ivete Sangalo.

 

Cônsul Aldemo e Toni (Foto: Alexandre Ezaki)

 

Por causa da pandemia do Coronavírus e da economia fragilizada, a maior dificuldade para a realização da festa foi obter o apoio financeiro das empresas. ¨Estamos batendo na porta delas desde março para conseguir essa parceria. E que hoje se consolida com a realização¨, explicou Makuda.

Calendário oficial e presentes

Toni começou falando da alegria de voltar ao Japão e contou sobre a primeira vinda dele ao país, no Sumitomo World Pop Festival, em 1988. ¨A primeira viagem de avião da minha vida foi direto para o Japão¨, relembrou.

 

Presente de Evaristo Omido (Foto: Alexandre Ezaki)

 

Falou que o maestro Roberto, que o acompanha ao Japão, também está fazendo a primeira viagem dele e justamente para cá.

Quando Makuda entrou em contato para trazer Johny ao evento, o apresentador disse que queria trazer um amigo. Convidado, o amigo topou na hora. Esse amigo é Toni Garrido. ¨Ele é um irmão que a vida me deu¨, disse o MC.

Toni emendou informando que ama demais o Japão e já veio para cá outras vezes, sem compromissos profissionais. ¨O Japão prova que tudo pode dar certo. Pra mim, como visita, aqui é sempre perfeito. A diferença de colaboração coletiva, aqui, é muito grande¨, elogiou.

Hamamatsu é reconhecida pelo aspecto multicultural. O Brazilian Day segue o mesmo caminho, integrando várias culturas, como a brasileira, peruana e japonesa.

E se a festa brasileira der certo, o Cônsul pedirá ao prefeito da cidade, Yasutomo Suzuki, para inclui-la no calendário oficial de Hamamatsu.

No final da coletiva, foi a hora dos presentes para Toni Garrido. O artista plástico Sancler Julio de Paula deu ao cantor um par de tênis especialmente customizado. Sancler foi boxeador mas encontrou na arte o caminho do sucesso. Ele já ganhou o prêmio de melhor artista brasileiro no mundo concedido pela revista High Profile, em 2021.

 

Toni e Sancler (Foto: Alexandre Ezaki)

 

O artista Evaristo Omido, conhecido por suas obras de arte, deu um quadro de presente ao Toni, que o deixou sem palavras.

Cerimônia de Abertura

No Brazilian Day Hamamatsu, que será realizado em dois dias, vão rolar 16 horas de música, com mais de 40 atrações.

E antes mesmo da cerimônia de abertura, realizada a partir das 13h de sábado, as apresentações começaram no palco principal, com ballet, música pop, MPB e bossa nova cantada pela banda japonesa Rico Moue.

A cerimônia oficial começou com a apresentação de wadaikos (tambores japoneses) tocados por alunos do Colégio Mundo de Alegria. Em seguida, passistas de escolas de samba agitaram a galera, com a ginga brasileira.

 

Apresentação virtual da Jujuba (Foto: Alexandre Ezaki)

 

Os apresentadores do evento, Johny e Isabella Martins, convidaram ao palco as autoridades e patrocinadores presentes.

Discursaram os prefeitos de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki; de Iwata, Hiroaki Kusachi; de Fukuroi, Noriyuki Oba; e de Kosai, Takeshi Kageyama; o deputado Ryu Shionoya; e o Cônsul-Geral do Brasil, Aldemo Garcia.

 

Bandeira durante execução do Hino Nacional (Foto: Alexandre Ezaki)

 

A surpresa no discurso do Embaixador foi a apresentação oficial da mascote da comunidade brasileira no Japão: a Jujuba, uma arara azul, criada pela adolescente Melissa Hiramoto, de 17 anos. Com apoio da equipe de criação da J1 Stock, do empresário Emmanuel Caceres, a mascote foi desenvolvida e em 2 meses ela estará circulando pelo Japão. A apresentação da Jujuba, então, teve que ser virtual.

 

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?