Cinco províncias aguardam definição do governo

Outras dez províncias continuam sob Estado de Emergência

 

O governo do Japão decidiu nesta quinta-feira, 10, suspender o ¨quase-Estado de Emergência¨ em três províncias, após este fim de semana. A justificativa é de que as infecções pelo Covid-19 estão diminuindo continuamente e a pressão sobre os hospitais está cedendo.

As restrições em Gunma, Ishikawa e Kumamoto serão suspensas no final do domingo, 13, como estava programado pelas autoridades. Uma força-tarefa do governo, chefiada pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga, que está viajando à Grã-Bretanha na noite de hoje, para participar de uma cúpula do Grupo dos Sete, finalizou a decisão após obter a aprovação de um painel de especialistas.

 

Cinco províncias aguardam definição do governo para a próxima semana (Foto: Reprodução NHK)

 

As restrições a que as três províncias estão sujeitas, desde 16 de maio, são semelhantes àquelas em Estado de Emergência de pleno direito, mas com multas menores por descumprimento.

“Continuaremos monitorando a situação da infecção e a pressão sobre o sistema médico, priorizando a proteção da vida e da saúde das pessoas”, disse o secretário-chefe do Gabinete, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva.

Em espera

O governo vai aguardar até a próxima semana para decidir em relação às outras cinco províncias. Saitama, Chiba, Kanagawa, Gifu e Mie estão em ¨quase-Estado de Emergência¨ até 20 de junho.

Os números mostram que as infecções pelo Coronavírus têm diminuído em todo o Japão. Na quarta-feira, a contagem nacional de novos casos foi de 2.242 infectados, ante 6.000 diários no início de maio.

Suga, por sua vez, está correndo para acelerar a vacinação antes do começo das Olimpíadas de Tóquio e da eleição geral marcada para o outono. Ontem, ele garantiu que vacinará toda a população até novembro.

 

Osaka e Tóquio continuam em Estado de Emergência (Foto: Reprodução NHK)

 

No entanto, dez províncias, incluindo Tóquio e Osaka, permanecem em Estado de Emergência, também até 20 de junho, à medida que aumentam as preocupações com a disseminação de variantes altamente contagiosas do Coronavírus descobertas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na Índia.

Nesta quinta-feira, Tóquio registrou 439 novas infecções, elevando a média móvel de sete dias para 391,7, a primeira vez que caiu para menos de 400 em mais de dois meses.

 

Fontes: NHK e Kyodo

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?