Fake News mata!
Triste notícia neste Natal.
A jovem Jessica Canedo, de apenas 22 anos, tirou a própria vida.
Motivo: a divulgação de fake news que a relacionavam falsamente ao humorista Whindersson Nunes.
A notícia falsa e supostos prints de conversas entre os dois, publicados por várias páginas de fofoca na internet, incluindo a ¨Choquei¨, alegavam que Jessica e o humorista estavam envolvidos romanticamente.
A mentira afetou ainda mais a garota, que acabou tirando a própria vida.
Antes da morte de Jéssica, Whindersson comentou em uma das postagens, dizendo que estavam usando a imagem do perfil dela de forma equivocada.
Para tristeza geral, a mãe da jovem confirmou a morte que também sofria de depressão. ¨A Jéssica não resistiu à depressão e a tanto ódio e veio a óbito¨.
A Polícia Civil de Minas Gerais disse que a morte ocorreu na sexta-feira, 22, e que o corpo foi encaminhado para exames.
Choquei
No começo da semana passada, Jessica havia publicado no Instagram uma extensa mensagem dizendo que estava sofrendo ataques após a publicação da fake news.
No longo texto ela pediu que o post com os prints falsos fosse apagado.
Após a morte da estudante, a página publicou uma nota assinada pela advogada do perfil, Adélia de Jesus. Os responsáveis disseram lamentar o ocorrido.
Leia abaixo a íntegra da nota publicada pelo perfil Choquei:
¨Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade.
DRA ADÉLIA DE JESUS SOARES
OAB/SP n. 220.367¨
Whindersson Nunes
Por meio da produtora Non Stop, Whindersson Nunes se manifestou e lamentou a morte da estudante mineira.
¨A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news.
Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jéssica.
Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”.
A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais.
Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV – Centro de Valorização da Vida.”
Após o ocorrido, Whindersson se manifestou em sua conta do Instagram:
Mais responsabilidade
A irresponsabilidade na divulgação dessa informação falsa teve um desfecho trágico, evidenciando a importância da verificação rigorosa dos fatos antes da publicação.
A morte de Jessica Canedo é um lembrete doloroso do impacto devastador que as notícias falsas podem ter na vida das pessoas.
A página ¨Choquei¨, com cerca de 30 milhões de seguidores, foi uma das responsáveis pela propagação da fake news.
Este incidente destaca a necessidade urgente de responsabilidade por parte dos veículos de comunicação e jornalistas na verificação e divulgação de informações verdadeiras, a fim de evitar consequências tão trágicas quanto a morte de Jessica Canedo.
A confiança do público e a integridade da informação estão em jogo quando notícias falsas são disseminadas. É fundamental que os profissionais de mídia e os veículos de comunicação ajam com diligência e ética, a fim de evitar a propagação de desinformação e proteger o público de possíveis danos.
A veracidade das informações deve ser a prioridade máxima em qualquer forma de divulgação.
É nisso que nós, do Gaijin News, acreditamos.
É isso que defendemos.
Fontes: Globo, UOL, Terra