Time conquista sexto título na temporada; Palmeiras termina em quarto lugar
Ao vencer o Tigres por 1 a 0 e conquistar o título de Campeão Mundial de Clubes, o Bayern de Munique entrou para a história. O time do técnico Hans Flick chegou ao sexto título na temporada e se igualou ao Barcelona de 2009. Esse foi o quarto título mundial do Bayern, que havia sido campeão em 1976, 2001 e 2013.
Além do Mundial, a equipe faturou nesta temporada o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha, a Liga dos Campeões, a Supercopa da Alemanha e a Supercopa da Europa. A equipe não terá muito tempo para comemorações, já que na segunda-feira (15), enfrenta o Arminia, pelo Campeonato Alemão, em Munique.
Mundial foi disputado no Qatar (Foto: Reprodução TV)
Além do título, o polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do Mundial.
Primeiro tempo
O time alemão contou com força máxima. Mas Goretzka e Müller, com covid-19, e Boateng, que precisou voltar à Alemanha após a morte da ex-namorada, foram os desfalques. O Bayern dominou o início da partida e logo aos 17 minutos abriu o placar. Kimmich bateu cruzado, com efeito, de fora da área, mas o árbitro revisou o lance após recomendação do VAR e anulou o gol. Logo depois, o Tigres contou com Salcedo para evitar outro gol. Gnabry recebeu em velocidade de Alaba e abriu para Davies na grande área. O lateral esquerdo cruzou rasteiro e Salcedo apareceu de carrinho para cortar.
Segundo tempo
Aos 13 minutos, Pavard marcou e o bandeira novamente assinalou impedimento. No entanto, o VAR confirmou o gol, questionável segundo alguns comentaristas, não pelo possível impedimento de Lewandowski, mas pelo toque do polonês com o braço na bola, na hora da disputa com Guzmán. Pavard aproveitou a sobra.
O Tigres buscava o empate, sem sucesso. Guzmán salvou o Tigres em dois lances perigosos para o Bayern. No primeiro, Alaba fez o lançamento para o ataque e, sem perceber a saída do goleiro, Salcedo recuou de cabeça. A bola perdeu velocidade e o goleiro teve que correr para evitar o gol contra. No minuto seguinte, Choupo-Moting deu um bonito drible na meia direita, invadiu a área, cortou de letra para trás e rolou para Douglas Costa. O brasileiro soltou a bomba de canhota e Guzmán fez ótima defesa no canto esquerdo do gol.
Mesmo sem ser brilhante, o time alemão foi superior durante os 90 minutos de partida e levou o título para casa.
Enquanto o campeão Bayern de Munique embolsará 5 milhões de euros, o vice-campeão Tigres receberá 4 milhões de euros.
Confira os melhores momentos da grande final.
Bayern vence por 1 a 0 o Tigres (YouTube)
Palmeiras fica em quarto lugar
O Palmeiras encerrou a participação no Mundial da pior maneira. O time perdeu nos pênaltis para o Al-Ahly e terminou na quarta posição e sem marcar nenhum gol no tempo normal. Depois do empate em 0 a 0 nos 90 minutos, o time foi derrotado por 3 a 2. Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez converteram os pênaltis para o Palmeiras, enquanto Rony, Luiz Adriano e Felipe Melo perderam.
O goleiro Weverton tem sido o grande nome do Palmeiras nesta reta final de temporada e mais uma vez foi o melhor do time brasileiro, com uma importante defesa. El Soulia acertou um voleio de dentro da área, e o goleiro se esticou para fazer um milagre. Até saiu o gol no rebote, mas a jogada já estava parada por impedimento. Nos pênaltis, ainda pegou um, mas não foi suficiente.
Palmeiras perdeu nos pênaltis (YouTube)
Apesar do mau resultado, O Palmeiras acabou levando US$ 2 milhões de prêmio por participar do Mundial, enquanto o Al-Ahly embolsou US$ 2,5 milhões.
Fontes: Globo e UOL