Workshop será online e totalmente gratuito
Alexandre Ezaki, Okazaki (Aichi)
Muitas empresas brasileiras no Japão operam na ilegalidade. Os empresários encontram várias dificuldades, como a barreira da língua para procurar informações e a dificuldade de preencher os formulários solicitados.
Para tentar ajudar, o brasileiro Yuji Une, que desde 2015 está à frente da firma ¨Abrir empresa no Japão¨, decidiu disponibilizar um workshop online e totalmente gratuito.
Workshop será online e gratuito (Foto: Glenn Carstens-Peters on Unsplash)
Serão cinco lives, na pagina oficial da empresa no Facebook, sempre a partir das 20h. ¨Quem participar do evento, vai receber um passo a passo detalhado para abrir a empresa e legalizar o negócio em apenas 1 dia, sem burocracias chatas, sem pagar nada e sem precisar saber japonês¨, explica Yuji.
Temas das Lives
O workshop será realizado em cinco dias, de 30 de novembro (segunda-feira) até 04 de dezembro (sexta-feira).
E cada live terá uma tema específico:
Live 1: As vantagens lucrativas de abrir sua empresa;
Live 2: Tipos de empresas no Japão e a maneira mais simples de abrir sua empresa em 1 dia;
Live 3: Como preparar documentos e o formulário do jeito certo, mesmo sem saber japonês. E o local que o empreendedor deve levar a lista de documentos para abrir sua empresa em 24h, sem pagar nada;
Live 4: 4 coisas que você precisa entender depois de abrir sua empresa: licença, conta comercial no banco japonês, estratégia de venda e impostos;
Live 5: Acesso a um passo a passo detalhado para você abrir sua empresa em 1 dia, sem nenhuma dúvida do que fazer.
O empresário Yuji Une (Foto: Cedida)
¨Muitos empresários pensam que abrir uma empresa no Japão é algo complicado, mas eu vou mostrar que isso é mais simples e rápido do que ele imagina¨, garante Yuji.
Inscrição
Até a tarde deste domingo, 29, mais de 100 pessoas já haviam feito a inscrição.
Apesar de ser gratuito e online, o interessado deve fazer a inscrição para receber todas as informações e os avisos das lives. Basta acessar o link abaixo, preencher as informações solicitadas e, em seguida, confirmar a vontade de participar do evento:
Experiência própria
Desde que lançou a ¨Abrir empresa no Japão¨, em 2015, Yuji Une ajudou muitos empreendedores, não só com a burocracia e preenchimento de formulários, mas com cursos e informações profissionais.
Desde 2015, Yuji ministra cursos na comunidade (Foto: Cedida)
Para ter a ajuda de um contador profissional, o mínimo que um empresário pagaria seria 5 mil ienes por mês, que totaliza 60 mil ienes por ano. Porém, o Japão não exige a atuação de um contador nos negócios.
¨Acredito que quando se tem um negócio próprio, você mesmo precisa aprender a administrar. Também tive essa dificuldade inicial e por isso sei da importância de ter a ajuda de alguém, não só com a burocracia, mas com algo mais valoroso¨, conclui o empresário brasileiro.
SERVIÇO
Workshop: Abrindo sua empresa em um dia
Quando: de 30 de novembro até 04 de dezembro
Horário: a partir das 20h (horário do Japão)
Investimento: gratuito
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries, músicas e esportes. Como profissional, considera-se um contador de histórias.