Confira os preços e novidades
A Apple revelou nesta terça-feira, 12, a próxima geração de iPhones 15, uma linha que contará com câmeras melhores, processadores mais rápidos, um novo sistema de carregamento e um aumento de preço para o modelo mais sofisticado.
O anúncio na sede da Apple em Cupertino, Califórnia, ocorre no momento em que a empresa tenta reverter uma leve queda nas vendas em relação ao ano passado em três trimestres consecutivos.
A chegada da nova linha marca uma das maiores mudanças dos últimos anos no aparelho que inaugurou a era dos smartphones: o fim da porta Lightning para recarga de bateria e transferência de dados, presente nos celulares da marca desde o iPhone 5, lançado em 2012.
O padrão agora é a entrada USB-C, usada há anos por smartphones com o sistema Android. No iPhone, ela também será usada para transmitir áudio e vídeo.
Ao todo, serão quatro novos aparelhos:
A gigante também apresentou os novos dois relógios, o Apple Watch Series 9 e Watch Ultra 2, que ganharam um novo processador e agora podem ser comandados com o toque dos dedos.
O recurso que aproveita o entalhe na parte superior da tela para exibir informações de aplicativos provavelmente deixará de ser exclusivo dos modelos Pro e estará em toda linha iPhone 15.
Vem em dois tamanhos: 6,1 polegadas e 6,7 polegadas, dependendo do aparelho.
Por ser interativa, essa ilha mostrará de um jeito simples as ações de alguns aplicativos.
Nova câmera
O iPhone 15 permite três formatos básicos de zoom, sendo a primeira vez que a Apple traz essa função para um celular com apenas duas câmeras traseiras.
A câmera tem um sensor que faz fotos com 48 MP de resolução, o que promete gerar imagens com maior qualidade e detalhes.
No iPhone 15 Pro, o modo noturno captura mais cores e detalhes. O zoom óptico é de cinco vezes, mais potente que a geração anterior. A câmera principal permite que os usuários mudem entre três diferentes lentes, de 24 mm, 28 mm e 35 mm.
Para toda a linha, a empresa promete uma nova geração do modo retrato, que exibe cores mais vivas e um fundo desfocado com mais intensidade.
Entrada USB-C
Todos os celulares da nova linha serão vendidos com uma entrada no padrão USB-C no lugar da tradicional porta Lightning.
Essa é uma mudança comemorada pelos usuários e ocorre após uma lei da União Europeia (UE) determinar que até dezembro de 2024 todos os tipos de eletrônicos portáteis vendidos no bloco devem adotar um formato único para o carregamento das baterias e transferência de dados.
O objetivo é fazer com que o consumidor gaste menos ao usar um único cabo, por exemplo, para o celular, tablet, GPS, câmeras digitais, consoles de videogames.
Além disso, existe o fator sustentável, já que a mudança tende a diminuir a produção desses componentes, eliminando os resíduos gerados no processo de fabricação.
Nova estrutura
A nova linha é feita com um material de nanocristais. A carcaça do aparelho é feita com 75% de alumínio reciclado. E isso se repete em outros componentes: 100% de cobalto reciclado na bateria e 100% de cobre reciclado em outras peças.
Os modelos mais caros da marca, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, ganharam uma estrutura de borda feita de titânio, seguindo o padrão do relógio Apple Watch Ultra. Este é o mesmo material usado para trazer amostras do solo de Marte para a Terra.
A ideia da Apple é ter um celular mais leve do que as gerações anteriores e com um material que dissipa melhor o calor.
Também somente nesses mesmos modelos, o botão de silenciar deixa de ser apenas isso e passa a ser um comando de ações, como os dos relógios da Apple.
De fábrica, ele continuará silenciando as notificações do iPhone. Mas é possível programá-lo para desencadear outras ações, como acionar a câmera para capturar uma foto.
Novo processador e novo tamanho
O processador dos iPhones 15 e 15 Plus é o A16, o mesmo dos modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.
Mas os smartphones mais potentes da nova linha foram turbinados. Agora, os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max serão equipados com o chip A17 Pro, que possui 19 bilhões de transistores.
Com esse novo cérebro A17, as transferências via USB-C serão três vezes mais rápidas para dar conta de grandes arquivos, como vídeos em 4K.
E os novos modelos ganharam dois tamanhos diferentes de display:
A Apple aposentou os modelos iPhones Mini, com telas de 5,4 polegadas. O iPhone 13 Mini, lançado em 2021, foi o último do tipo.
Preços
Nos Estados Unidos, os preços dos novos aparelhos serão os seguintes:
E no Brasil, os preços serão os seguintes:
Apple Watch Series 9
A nova versão do relógio inteligente da Apple também ganha um novo cérebro: é o chip S9 SIP, que vem com CPU (5,6 bilhões de transistores, 60% a mais do que o da Series 8) e GPU 30% mais rápida.
A combinação do novo processador com uma Siri mais inteligente na nova edição do relógio resultará em comandos mais precisos e respostas mais rápidas.
Assim como acontece no iPhone, o Watch permite que algumas funções seja ativadas com gestos. É o caso do levantar o pulso, que mostra o que está na tela, como notificações. A nova versão agora introduz um novo comando: tocar o polegar e o dedo indicador duas vezes. Com isso, é possível atender e encerrar ligações telefônicas no relógio, desligar alarmes, checar notificações.
O novo processador também permitirá que o relógio se conecte mais rapidamente com outros dispositivos.
Além das novidades do Series 9, o Watch Ultra 2 possui uma tela mais brilhante, de 3000 nits, e possui a autonomia de bateria de 36 horas, que pode chegar a 72 horas no modo econômico. Ele também vem com a Siri integrada. Assim, não será necessário ter um celular próximo para acionar a assistente de voz.
Nos Estados Unidos, o Series 9 é vendido a partir de US$ 399 e o Watch Ultra 2 a partir de US$ 799.
Assista abaixo, ao vídeo do evento da Apple.
https://youtu.be/xqyUdNxWazA?si=U7EzdvELxBdZxrzK
Fontes: Apple e Japan Today