Apple anuncia várias novidades

Novo iOS18 e Apple Intelligence vêm aí

 

Nesta segunda-feira, 10, durante a abertura da WWDC 2024, a Apple anunciou oficialmente o iOS 18, nova geração do sistema operacional dos celulares da empresa.

Apesar da grande expectativa com os novos recursos de IA generativa, a atualização focou em novidades de personalização, especialmente na tela inicial e na Central de Controle.

A atualização inclui funções com inteligência artificial para os dispositivos iPhone, iPad, Apple Watch, computadores Mac e o óculos Vision Pro.

Confira todas as novidades do iOS 18:

Ícones personalizáveis

O iOS 18 permite mudar a ordem dos ícones na tela inicial, no lugar de deixá-los numa sequência fixa de linhas e colunas. Você pode reposicioná-los sobre a tela, liberar espaço e ainda adaptar a interface para priorizar a imagem do papel de parede.

O sistema operacional também dá mais liberdade para personalizar os ícones: ao mudar para o modo noturno, as silhuetas dos apps acompanham a nova cor. Além disso, é possível adotar um estilo monocromático e preencher os ícones com qualquer outra cor.

Central de Controle

A Central de Controle está de cara nova: a interface permite dividir todos os comandos entre diferentes páginas, como os atalhos gerais do aparelho, controle de mídia e acesso aos recursos do Apple Home.

Além disso, é possível personalizar quais comandos são exibidos no painel principal e ainda escolher recursos criados por aplicativos de terceiros.

O acesso aos comandos também foi ampliado para a tela de bloqueio do iPhone, com a opção de substituir os atalhos de câmera e de lanterna por outras funções do sistema.

Esconder aplicativos

O sistema ganhou novos recursos que ajudam a proteger aplicativos com dados sensíveis, como bancos e galerias de fotos. É possível esconder um app da tela inicial e enviá-lo a uma pasta secreta na gaveta de apps, desbloqueada apenas por senha.

 

iOS 18 trará novidades (Ideogram)

 

Caso você decida manter um app na lista, o iOS 18 liberou uma função para protegê-lo por senha: dessa forma, é necessário habilitar o acesso com Face ID, Touch ID ou código personalizável em cada acesso.

Animações no Mensagens

O Mensagens adicionou novos elementos de formatação de texto para manter a base de usuários na competição contra outros mensageiros.

Agora, o usuário pode escolher quais emojis e figurinhas são usados para as reações de mensagens, além de usar novos efeitos de animação para destacar palavras ou emojis no chat. De forma similar ao WhatsApp, o aplicativo também ganhou opções de formatação para deixar o texto em negrito, itálico ou tachado.

Para não esquecer nenhum recado importante, o aplicativo também ganhou uma ferramenta para agendar o envio de novas mesnagens.

Maior mudança

A Apple anunciou “a maior mudança visual já feita” para o aplicativo Fotos.

A nova interface mostra a grade de fotos no topo e leva a biblioteca de imagens e vídeos para a parte inferior da tela, com uma série de filtros para conferir os conteúdos mais recentes e remover as capturas de tela da galeria.

A seção de biblioteca também foi remodelada, com novas categorias para identificar pessoas, animais e experiências recentes.

Caixa de entrada no Mail

A caixa de entrada do Mail está divida em filtros de forma similar ao Gmail, com uma pasta principal e outras opções secundárias para encontrar recibos de compras, ofertas e atualizações de redes sociais.

Há, também, um novo resumo com os e-mails que você recebeu da mesma empresa, o que pode facilitar a busca por ofertas e outras informações adicionais.

Game Mode

A empresa anunciou a chegada do Game Mode ao iOS — já presente no macOS, o recurso minimiza as operações em segundo plano com um jogo em execução para priorizar a taxa de quadro durante sessões mais longas.

A Apple também anunciou o iPadOS 18, a grande atualização para os iPads da empresa.

O sistema operacional também conta com os mesmos recursos de personalização da tela inicial e da Central de Controle, além de introduzir um app nativo de calculadora e trazer novos recursos de anotação para o Apple Pencil.

Outros anúncios

Com novos recursos do AirPods, será possível interagir com a Siri e atender uma ligação apenas fazendo “sim” ou “não” com a cabeça. O dispositivo também terá áudio espacial personalizado.

A empresa anunciou ainda novos filmes e séries originais na Apple TV+, que completa 15 anos esse ano. Entre eles, está a aguardada segunda temporada de “Ruptura” e o filme “Wolfs”, com George Clooney e Brad Pitt.

Foi lançado o watchOS 11, a última versão da sua plataforma de smartwatch, com novos recursos de saúde. O “modo de treino” usa dados e métricas pessoais para analisar como a intensidade e a duração dos treinos impactam o corpo ao longo do tempo.

Depois de 14 anos, o iPad ganha um app de calculadora e o recurso “Math Notes”. A ferramenta permite resolver problemas matemáticos com suporte da Apple Pencil.

Para o headset Vision Pro, a Apple anunciou o sistema operacional visionOS 2, com novos recursos como transformar fotos comuns em fotos especiais, imagens 3D. O headset será lançando fora dos EUA: o Vision Pro estará disponível China, Japão, Singapura, Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido.

Quais iPhones vão receber o iOS 18

Modelos mais antigos deixarão de ser atualizados pela empresa.

 

iPhone (Ideogram)

 

“O iOS 18 estará disponível no segundo semestre em uma atualização de software gratuita para o iPhone XS e posterior”, diz a empresa em comunicado.

Os seguintes modelos de iPhone serão atualizados para o iOS 18:

iPhone 15
iPhone 15 Plus
iPhone 15 Pro
iPhone 15 Pro Max
iPhone 14
iPhone 14 Plus
iPhone 14 Pro
iPhone 14 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 mini
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max
iPhone 12
iPhone 12 mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 11
iPhone 11 Pro
iPhone 11 Pro Max
iPhone XS
iPhone XS Max
iPhone XR
iPhone SE (2ª geração)
iPhone SE (3ª geração)

E os seguintes modelos não serão atualizados:

iPhone XR
iPhone X
iPhone 8
iPhone 8 Plus
Todos os anteriores

Quando o iOS 18 será lançado

A Apple ainda não confirmou uma data de lançamento, mas a empresa normalmente lança a versão estável do iOS 18 entre setembro e outubro, acompanhada dos novos modelos de iPhone. Para efeito de comparação, o iOS 17 chegou na segunda quinzena de setembro do ano passado.

No momento, é possível conferir apenas a versão Beta do sistema, liberada para testes.

Inscritos no Apple Developer Program podem baixá-la de graça, mas é importante reforçar que se trata de uma versão instável e propensa a bugs.

 

Fontes: Apple e Techtudo

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?