Atitude desrespeita a lei e pode gerar multa
Uma pesquisa realizada pela Federação Japonesa de Automobilismo (JAF) constatou que apenas 30,6% dos motoristas param para que os pedestres atravessem a rua na faixa de segurança. O levantamento observou 8.281 veículos em todo o país.
Vale lembrar que, de acordo com as leis de trânsito do Japão, o pedestre tem preferência quando se trata das faixas de pedestres. O motorista que não obedece está desrespeitando a lei e fica sujeito a multa.
Embora essa notícia seja preocupante, na verdade o número de carros parando antes da faixa para o usuário passar aumentou ao longo dos anos. Desde que a JAF começou a pesquisa, em 2016, o número de motorista que para nas faixas de pedestres aumentou 23%.
Pontuação
Apesar da média nacional ficar em 30,6%, existem áreas em que esse número cai significativamente. As províncias com pontuação mais baixa para motoristas que param em faixas de pedestres sem semáforos são Aomori (14%), Tóquio (12,1%) e Okayama (com 10,3%).
Pedestre tem preferência na faixa (Foto: Pixabay)
A província de Nagano assumiu o primeiro lugar no ranking positivo, registrando que 85,2% dos motoristas param o veículo para a passagem dos pedestres. A província de Shizuoka ficou em segundo, com 63,8%.
A pesquisa não é representativa de todos os motoristas e nem de todas as províncias. Mas a JAF espera que o resultado ajude a levar conscientização para mais motoristas que, por sua vez, os incentive a dirigir tendo em mente a segurança dos pedestres.
Fonte: Japan Today