Ampliado o quase Estado de Emergência

A partir do dia 20, mais 11 cidades entram no esquema

 

Especialistas em saúde do Japão afirmam que a pandemia do Coronavírus entrou em uma quarta onda no país. Preocupado com o avanço dos casos, na sexta-feira, 16, o governo decidiu ampliar para mais quatro províncias as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação. São elas: Saitama, Chiba, Kanagawa e Aichi.

As restrições mais severas, sob o que vem sendo chamado de ¨quase Estado de Emergência¨, atingirão um total de 10 prefeituras. Essas medidas foram implementadas em Osaka, Hyogo e Miyagi em 5 de abril, com Tóquio, Kyoto e Okinawa adicionados logo depois, dia 12.

O Japão vai expandir as medidas especiais contra o Covid-19 para 11 cidades, a partir de 20 de abril. As medidas irão vigorar até 11 de maio em Nagoia (Aichi); Saitama e Kawaguchi (Saitama); Ichikawa, Funabashi, Matsudo, Kashiwa e Urayasu (Chiba) e Yokohama, Kawasaki e Sagamihara (Kanagawa).

As medidas especiais são “quase um Estado de Emergência” e as restrições são semelhantes. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos devem fechar às 20h e parar de servir bebidas alcoólicas às 19h. As pessoas devem evitar ir a karaokês e se reunir em grupos.
Kato concede entrevista coletiva (Foto: Reprodução TV)
Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações podem ser multados em ¥200 mil.

O secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, finalizou a decisão no lugar do primeiro-ministro Yoshihide Suga, que está em viagem aos Estados Unidos. “Para evitar que as ondas locais de infecção se tornem uma grande onda em escala nacional, continuaremos a tomar medidas rigorosas de forma flexível e intensa em áreas limitadas para conter a disseminação da infecção”, disse o secretário.

Em estudos

O secretário Kato disse que o governo manterá contato próximo com as autoridades nas províncias de Nara e Fukuoka, que também estão registrando aumento nos casos de Coronavírus, e vai monitorar Ehime. O governador de Ehime, Tokihiro Nakamura, disse que está considerando pedir para ser adicionado ao quase Estado de Emergência depois que a prefeitura registrou 45 casos na sexta-feira, 17, o segundo maior já registrado.

Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta do Covid-19, expressou preocupação com a rápida disseminação de variantes altamente contagiosas, incluindo algumas que se acredita causar sintomas graves em uma taxa mais elevada. “Temos que agir com um senso de cautela extremamente forte”, disse.

 

Yasutoshi Nishimori pede mais cuidado da população (Foto: Reprodução TV)

 

Especialistas em saúde alertaram que a situação pode piorar durante o Golden Week, que vai do final de abril ao início de maio, um dos períodos mais movimentados do ano para viagens.

Autoridades do governo está pedindo às pessoas que não viagem entre as províncias e também que evitem multidões ao fazer compras.

O governo aplica as medidas especiais quando a comissão de especialistas avalia que a província está no estágio III, ou seja, de expansão da infecção. Quando se avalia que o quadro é de infecção explosiva, estágio IV, o governo declara Estado de Emergência.

 

 

Fontes: NHK e Kyodo

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?