Mie está em alerta emergencial
Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)
A partir desta quinta-feira, 06, até o dia 24 de agosto, a província de Aichi vai entrar em Estado de Emergência. O anúncio foi feito pelo governador Hideaki Omura, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, após o aumento do número de casos de Covid-19.
A decisão oficial deve acontecer na manhã do dia 06, após uma reunião do governador com autoridades que cuidam dos assuntos relacionados ao Coronavírus.
Nesta quarta-feira, 05, a província confirmou 144 casos de Covid-19, marcando o nono dia consecutivo com mais de 100 infecções, principalmente na capital Nagoia e cidades vizinhas. O número total em Aichi subiu para mais de 2.500 infectados.
Medidas governamentais
O Estado de Emergência pretende diminuir a disseminação do Coronavírus, reduzindo principalmente o movimento das pessoas durante o feriado de Obon (Finados), na próxima semana.
Na entrevista coletiva, o governador pediu que os moradores de Aichi evitem sair de casa sem necessidade e que durante o yasumi (feriado), não façam viagens entre as províncias vizinhas. Também falou para evitar reuniões de pessoas em restaurantes e estabelecimentos como karaokês.
Mas ao contrário do primeiro Estado de Emergência, que vigorou no país todo entre abril e maio, Omura não vai pedir o fechamento total do comércio. Ele solicita apenas a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos, principalmente da cidade de Nagoia, em locais como Sakae e Nishiki, famosos pela agitação noturna.
Alerta de Emergência
Na segunda-feira, 03, o governador da província de Mie, Eikei Suzuki, declarou Alerta de Emergência entre os dias 3 e 16 de agosto.
Na segunda-feira, 20 pessoas da Universidade de Mie testaram positivo para o Covid-19, elevando para 140 o número de casos.
O governador pediu que a população evite deslocamentos desnecessários para outras províncias, especialmente nos clubes noturnos e bares. Também orientou aos mais jovens, como os estudantes universitários, que não conversem muito próximos uns dos outros e evitem de sair para beber ou comer fora.
Fonte: The Japan Times, Kyodo, NNN
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.