Ele realiza várias atividades humanas, como correr e dançar
Nesta quinta-feira, 31 de março, o robô humanoide Asimo, desenvolvido pela montadora japonesa Honda Motor, se aposentou ao final do seu último show realizado em Tóquio. Na apresentação ele dançou, chutou uma bola de futebol e exibiu outras habilidades, como subir escadas.
A Honda encerrou o projeto Asimo depois de 20 anos. Desde o início, a empresa desenvolveu sete gerações do robô.
A montadora disse que continuará as vendas de produtos Asimo após a aposentadoria dele, mantendo o personagem ativo. Asimo significa Etapa Avançada em Mobilidade Inovadora.
Robô dança durante apresentação (Foto: Reprodução TV - NHK)
Desde sua estreia em 2000, o Asimo se tornou um símbolo da tecnologia robótica pioneira do Japão, dominando as habilidades de correr, pular em uma perna, falar linguagem de sinais usando cinco dedos e servir café em um copo de papel.
Em setembro do ano passado, a montadora japonesa anunciou um plano para desenvolver um robô avatar, permitindo ao usuário operá-lo virtualmente de um local remoto. O novo robô será equipado com mãos e uma função de controle remoto suportada por Inteligência Artificial original, informou a Honda.
Sucesso mundial
Pelo aspecto humanoide, traje tipo espacial e as várias habilidades, o Asimo é conhecido no mundo todo.
Ele apareceu no programa Kōhaku Uta Gassen, da NHK, e participou de vários eventos no país e no exterior, demonstrando a proeza tecnológica do fabricante japonês.
Asimo se aposenta depois de 20 anos (Foto: Reprodução TV - NHK)
Em 2002, ano que marcou o 25º aniversário da listagem da Honda na Bolsa de Valores de Nova York, Asimo tocou a campainha do mercado de ações para abrir o pregão.
Em 2014, quando o então presidente dos EUA, Barack Obama, visitou o Japão, o robô o cumprimentou em inglês e exibiu movimentos como chutar uma bola e pular.
Desde então, Asimo vinha demonstrando suas habilidades humanas no Museu de Ciências e no showroom da Honda.
Fontes: NHK e Kyodo