Castelo de Fukuyama completa 400 anos e ganha várias celebrações
Pela primeira vez na história, Gotham City, a metrópole fictícia do herói Batman, assinou acordo de amizade com uma cidade da vida real, Fukuyama, na província de Hiroshima.
Mas por que uma cidade japonesa com uma população de cerca de 460.000 habitantes foi escolhida para ser cidade-irmã de Gotham? A resposta está num animal que elas têm em comum: os morcegos.
Fukuyama é uma cidade industrial no leste da província de Hiroshima, de frente para o Mar Interior de Seto. O Castelo de Fukuyama foi construído em 1622, e a área em torno evoluiu para o atual centro da cidade.
O Castelo, que está comemorando o 400º aniversário de construção, está localizado em uma montanha originalmente conhecida como 蝙蝠山 komori yama ou ¨montanha de morcegos¨. Como o 蝙 kanji em 蝙蝠 komori (morcego) é semelhante ao kanji 福 fuku , que significa ¨boa sorte¨, a cidade do castelo foi nomeada 福山 Fukuyama.
Emblema de Fukuyama (Fonte: Wikimedia Commoms)
Com base nessa história local, o falecido arquiteto Goichi Takeda, natural de Fukuyama, que foi contratado para criar o emblema da cidade, supostamente o projetou moldando o kanji ¨yama¨ na silhueta de um morcego, para orar pela prosperidade da cidade. O design final foi lançado em 1917.
Semelhança
Quando Shingo Watanabe, chefe da divisão de promoção cultural da cidade responsável pelo projeto, estava pensando no que fazer, ele soube de ¨The Batman¨, o mais recente filme da franquia, lançado mundialmente em 3 de março.
Parceria entre Fukuyama e The Batman (Arte: Divulgação)
Watanabe é fã do herói. Comentários na internet há tempos associam o emblema da cidade com o símbolo do Batman. Por isso ele consultou a Warner Bros. Japan em novembro de 2021, sobre a possibilidade de uma ação conjunta. A empresa discutiu o assunto com a matriz nos Estados Unidos, resultando no acordo.
¨Gostaríamos de aproveitar ao máximo o reconhecimento mundial do nome do Batman para divulgar o 400º aniversário do castelo. Batman é uma franquia popular em todo o mundo. É uma honra que uma cidade no Japão esteja conectada a ela¨, disse Watanabe.
Fontes: Kyodo, SoraNews24, Japan Today e Prefeitura de Fukuyama