País também poderá suspender a quarentena
Para controlar a expansão do Coronavírus, o Japão adotou várias providências. Entre elas, limitar o número de entrada de passageiros nos aeroportos, atualmente em 3.500 por dia. Mas essa medida pode estar prestes a cair.
Fontes ligadas ao governo disseram nessa quarta-feira, 16, que a partir do mês que vem esse número poderá saltar para 5 mil pessoas por dia. Além disso, o país considera descartar o rigoroso requisito de quarentena na chegada.
O governo está avaliando eliminar o atual período de quarentena de sete dias para não residentes, se apresentarem certificados mostrando um resultado negativo no teste de COVID-19 e uma terceira dose de vacina, disse a fonte.
O primeiro-ministro Fumio Kishida deve realizar uma entrevista coletiva na quinta-feira, 17, para explicar os detalhes do plano.
As restrições, consideradas as mais rígidas entre os países industrializados do Grupo dos Sete, foram criticadas pelos círculos empresariais e acadêmicos.
O principal porta-voz do governo disse na terça-feira que cerca de 150.000 estudantes estrangeiros que possuem vistos para o Japão não puderam entrar no país até o final do ano passado, devido a esses controles de fronteira.
Primeiro-ministro vai esclarecer o plano em coletiva (Foto: Reprodução TV - NHK)
O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que o governo está ciente de que existem ¨vários pedidos¨ em relação às medidas e está considerando apresentar um plano para aliviá-los ¨o mais rápido possível¨.
Essas declarações vieram depois que o Partido Liberal Democrata pediu ao governo que permitisse que estudantes estrangeiros entrassem no Japão.
Menos turistas
O número estimado de estrangeiros que chegaram ao Japão em janeiro caiu 61,7% em relação ao ano anterior, para 17.800 pessoas, mostraram dados do governo na quarta-feira.
Em janeiro, 2.100 pessoas vieram da Índia, seguida pelos Estados Unidos com 1.800, China com 1.500 e Coreia do Sul com 1.300, segundo o levantamento da Organização Nacional de Turismo do Japão.
Em contraste, o número de cidadãos japoneses indo para o exterior em janeiro aumentou 54% em relação ao ano anterior, para 75.000, de acordo com os dados.
Mas ainda foi 94,8% menor em comparação com as partidas em janeiro de 2019.
Fonte: Kyodo e NHK