Mais que revelar jogadores, escolinha quer formar cidadãos
Alexandre Ezaki, Gamagori (Aichi)
Desde mais novos, os irmãos Rodrigo, 33, e André Igi, 31 anos de idade, se dedicaram a ajudar as pessoas. E a mais nova iniciativa deles começará em abril, com o lançamento da ¨Vencedores – Academia de Futebol¨.
Eles querem revelar e formar jogadores profissionais. ¨Através do futebol, queremos ajudar, ensinar que perder faz parte¨, explica Rodrigo. Que complementa: ¨Com isso, mostraremos a importância de ter garra e não desistir. Todos podem ser vencedores na vida¨.
Anos atrás, eles criaram a Fera Idiomas, escola em Toyokawa (Aichi), na qual ensinavam a língua japonesa (nihongo). Hoje, Rodrigo é professor de Inglês de um chugakko em Toyohashi (Aichi), e André é coordenador de marketing da Ajinomoto Co, em Tóquio.
Espaço para a família
Toda essa experiência de vida eles querem aproveitar na Academia. A ideia surgiu em 2014 e como André diz, eles querem fazer algo pela comunidade. ¨Mas nunca nos apressamos. Amadurecemos a proposta, que agora será realizada¨.
E o plano é ousado. As aulas não ocorrerão apenas nos gramados. ¨Pretendemos fazer nosso próprio estádio, com sala de aulas para as crianças e espaço para os pais descontraírem e terem mais contato com os filhos¨, planeja André.
Nas salas, os alunos terão aulas de reforço, principalmente aqueles que estudam em escola japonesa. ¨Vamos ajudar os atletas a brilharem fora de campo também¨, antecipa Rodrigo.
Equipe em sintonia
Cinco pessoas formam a equipe da Vencedores. Além de professor de inglês, Rodrigo Igi é ex-treinador da base do Manchester United, técnico filiado à Federação Inglesa de Futebol e técnico da Seleção de Higashi Mikawa.
Já o irmão mais novo, André Igi, é ex-treinador da base do Nagoya Grampus e filiado à Federação Japonesa de Futebol.
Também fazem parte os brasileiros Igor Yoshikawa, ex-jogador do Nagoya Oceans, e Natsumi Takahashi, ex-atleta do time feminino do Toyota Ladies.
E completa o staff da Academia, o japonês Yoshinori Ohta, responsável técnico da Federação de Futebol de Gamagori, ex-técnico da Seleção Sub-12 de Gamagori e ex-treinador da Seleção Sub-12 de Higashi Mikawa.
Deixar um legado
Por enquanto, os treinos serão realizados em Gamagori (Aichi), uma vez por semana. Serão aplicados os fundamentos do futebol brasileiro e inglês.
Emocionados, os irmãos lembram da infância pobre e que chegaram até a passar fome. Por isso, um exemplo que querem mostrar aos alunos é o de sempre agradecer.
¨Nossos pais se esforçaram demais para que chegássemos até aqui. Mas muitas crianças não têm essa ajuda. Vamos orientar para que cada um cumpra sua parte¨, pondera André.
Rodrigo finaliza afirmando que o projeto pretende mudar a vida dos participantes. ¨Quando morrermos, não vamos levar nada daqui. O que podemos fazer é deixar boas memórias. Queremos deixar um legado¨, almeja.
Mais informações sobre a Vencedores:
Dias de treinos: todos os sábados
Horário: das 18h às 19h30
Categorias: 1, com alunos da 1a e 2a séries; 2, com alunos da 3a e 4a; e 3, com estudantes da 5a e 6a séries
Local: Nishidagawa Koen, que fica a 5 minutos da estação de Gamagori. Endereço: Gamagori-shi Miyakitadori 6
Investimento: 5 mil ienes por mês
Outras novidades podem ser acompanhadas no Instagram:https://www.instagram.com/vencedores_academy/. E no Facebook: https://www.facebook.com/Vencedores-Academy-Escola-de-futebol-em-Gamagori-109844817295969/.
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.