Esportes e religião também sofrem consequências
ALEXANDRE EZAKI, DE TOYOHASHI (AICHI)
Semana passada, o primeiro-ministro Shinzo Abe pediu o fechamento temporário de todas as escolas do país a partir de hoje, 2. Porém, as escolas brasileiras terão liberdade para decidir. Foi o que disse Walter Saito, presidente da Associação das Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ).
Em Aichi, o governo decidiu acatar o pedido de Abe. Em Toyohashi, a Secretaria de Educação resolveu fechar as 74 escolas primárias e secundárias, a escola especial, o colégio de ensino médio e o colégio profissionalizante.
Também foram atingidas pela medida as aulas de japonês do Projeto Arco-Íris realizadas na escola Cantinho Brasileiro; a pré-escola do Seibu Jutaku, Iwata Jutaku e Yanagihara Jutaku; as aulas de alfabetização e de reforço para alunos do Chuugakkou, ambas realizadas na Associação Brasileira de Toyohashi (NPO-ABT).
A Associação Internacional de Toyohashi cancelou todos os cursos de línguas e as aulas de japonês do Nihongo Kyoushitsu.
Cantinho e Alegria
Nas duas escolas brasileiras de Toyohashi, a Cantinho Brasileiro e a Alegria de Saber, as aulas serão normais nesta segunda-feira. Ambas avisaram a comunidade através dos sites oficiais e das redes sociais.
Apesar do funcionamento ainda não ter sido afetado, nos comunicados as duas escolas pedem para que pais, alunos, professores e funcionários estejam atentos com as condições de saúde.
Em caso de temperatura acima de 37 graus ou de qualquer sintoma de gripe, a orientação é para que procurem um médico e fiquem de repouso.
Corrida da Amizade e Igreja Católica
Na sexta-feira, 28 de fevereiro, a presidente da Associação Brasileira de Toyohashi, Guida Suzuki, comunicou através das redes sociais o adiamento da Corrida da Amizade, que seria realizada dia 15 de março.
¨A prefeitura cancelou a Maratona da Cidade, que aconteceria no final do mês. E não tivemos outra opção a não ser adiar nossa Corrida. Nova data será definida, mas deve ficar para outubro¨, avisou.
E a Igreja Católica comunicou neste domingo, 1, que também está colaborando para evitar a propagação do novo Coronavírus.
Várias mudanças foram adotadas: na primeira sexta-feira do mês terá missa às 10h, mas não haverá de noite; todas as missas nos sábados e domingos estão canceladas entre 2 e 15 de março; todos os cursos de catequese e encontros da igreja estão adiados sem data prevista de retorno.
Apenas as missas diárias às 6h30, em japonês, continuam com a programação diária normal.