Vagas foram decididas neste domingo
Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)
Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro poderá ser visto nas finais do Campeonato Paulista 2020. Palmeiras e Corinthians farão o primeiro jogo na próxima quarta-feira, 05, às 21h30, em Itaquera. A grande decisão acontecerá sábado, 08, às 16h30, no Allianz Parque.
Ao contrário das fases anteriores no mata-mata, a decisão será em dois jogos. O Palmeiras decide em casa por ter feito a melhor campanha, com 28 pontos. Não há vantagem do empate ou gol fora de casa. Se na soma dos dois jogos o placar terminar igual, a decisão será nos pênaltis.
Corinthians X Mirassol
Pelo quarto ano consecutivo, o Corinthians está na final do Paulista. Na primeira semifinal, o time comandado pelo técnico Tiago Nunes, venceu o Mirassol por 1 a 0, em Itaquera, e agora vai em busca do primeiro tetracampeonato estadual da história do clube. O gol foi marcado por Éderson.
O Timão conseguiu uma arrancada incrível após a volta do Campeonato Paulista. Ele foi de quase eliminado e com risco de rebaixamento, a finalista, após ganhar de Palmeiras, Oeste, Red Bull Bragantino e Mirassol. E sem levar nenhum gol nas quatro partidas.
Neste domingo, o Mirassol veio para jogar no contra-ataque. Vinha dando certo, mas aos 14 minutos do segundo tempo, o árbitro marcou falta após dividida entre Juninho e Carlos Augusto, mas o VAR sugeriu a revisão do lance e, após análise, Vinícius Gonçalves mostrou o cartão vermelho para o camisa 10 do time do interior.
¨A expulsão foi justa, porque o jogador do Mirassol deixou a sola para acertar o Carlos Augusto. Se o cara está com o pé mais firme no gramado poderia até ter quebrado¨, analisa Ronaldo Ishigaki, o Cural, líder da Gaviões da Fiel Subsede Japão.
A partir daí tudo ficou mais tranquilo para o Corinthians, que se aproveitou da vantagem de um jogador a mais.
Palmeiras X Ponte Preta
Na outra semifinal, o Verdão, dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, venceu a Ponte Preta por 1 a 0, com gol do garoto da base Patrick de Paula. O clube volta a jogar uma final de Paulista depois de ter perdido o título em 2018 justamente para o Corinthians. Há 12 anos o Palmeiras não conquista o título estadual.
O Palmeiras dominou a partida quase todo o tempo, sendo pouco atacado pelo time do interior. Analistas afirmam que os garotos da base palmeirense deram nova cara ao time, que conseguiu realizar a melhor partida depois da volta do campeonato.
¨Já era esperada a classificação para a final. Com o investimento que foi feito isso era uma obrigação¨, afirma Danilo Muraichi, da diretoria da Mancha Verde Subsede Japão.
Dérbi
A final deste ano será a mesma de 2018, quando os dois clubes decidiram o título estadual, também com mando inicial do clube alvinegro e o segundo jogo acontecendo na casa do Palmeiras.
Naquele ano, o Verdão derrotou o rival na partida de ida por 1 a 0, com gol do atacante colombiano Miguel Borja, enquanto o mesmo resultado se repetiu na volta, desta vez para o lado do Timão, gol de Rodriguinho. A decisão foi para os pênaltis, vencida pelo Corinthians após grande atuação do goleiro Cássio, que defendeu os chutes de Dudu e Lucas Lima.
Tetra ou quebra de jejum
Como mostrado anteriormente, há 12 anos o Palmeiras não conquista o título do campeonato paulista. O alviverde corre atrás da taça e para quebrar o jejum.
Danilo espera que os jogadores palmeirenses saibam o que significa time rival, e que joguem com raça. ¨Perdemos na fase de classificação, eles fizeram um gol e recuaram todo, mas na final será diferente¨, cobra o torcedor. Que completa: ¨Domingo estaremos comemorando o título em cima do rival¨.
A situação do Corinthians é diferente. Campeão paulista nos últimos três anos, ele terá a chance de conquistar o tetracampeonato estadual pela primeira vez na história. Até hoje, o único time que ganhou quatro títulos seguidos é o Paulistano, entre 1916 e 1919. O Corinthians, 30 vezes campeão estadual, foi tri em outras ocasiões, ainda nas décadas de 1920 e 1930, mas nunca conseguiu quatro títulos estaduais em sequência.
Cural acredita que a pressão está toda sobre o Palmeiras e que desde a derrota recente, o psicológico dos jogadores palmeirenses está abalado. ¨Eles vão vir mordendo, mas vamos passar o carro¨, provoca o líder da Gaviões. Que finaliza: ¨Vamos levantar mais um caneco na casa deles¨.
Fontes: Globo, UOL
Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.