Palmeiras e Corinthians na final do Campeonato Paulista

Vagas foram decididas neste domingo

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro poderá ser visto nas finais do Campeonato Paulista 2020. Palmeiras e Corinthians farão o primeiro jogo na próxima quarta-feira, 05, às 21h30, em Itaquera. A grande decisão acontecerá sábado, 08, às 16h30, no Allianz Parque.

Ao contrário das fases anteriores no mata-mata, a decisão será em dois jogos. O Palmeiras decide em casa por ter feito a melhor campanha, com 28 pontos. Não há vantagem do empate ou gol fora de casa. Se na soma dos dois jogos o placar terminar igual, a decisão será nos pênaltis.

Corinthians X Mirassol

Pelo quarto ano consecutivo, o Corinthians está na final do Paulista. Na primeira semifinal, o time comandado pelo técnico Tiago Nunes, venceu o Mirassol por 1 a 0, em Itaquera, e agora vai em busca do primeiro tetracampeonato estadual da história do clube. O gol foi marcado por Éderson.

https://youtu.be/ibplGl4xbRM
Gol e melhores momentos do jogo (YouTube)

O Timão conseguiu uma arrancada incrível após a volta do Campeonato Paulista. Ele foi de quase eliminado e com risco de rebaixamento, a finalista, após ganhar de Palmeiras, Oeste, Red Bull Bragantino e Mirassol. E sem levar nenhum gol nas quatro partidas.

Neste domingo, o Mirassol veio para jogar no contra-ataque. Vinha dando certo, mas aos 14 minutos do segundo tempo, o árbitro marcou falta após dividida entre Juninho e Carlos Augusto, mas o VAR sugeriu a revisão do lance e, após análise, Vinícius Gonçalves mostrou o cartão vermelho para o camisa 10 do time do interior.

Imagem compartilhada pelo jogador corintiano (Foto: Reprodução)

¨A expulsão foi justa, porque o jogador do Mirassol deixou a sola para acertar o Carlos Augusto. Se o cara está com o pé mais firme no gramado poderia até ter quebrado¨, analisa Ronaldo Ishigaki, o Cural, líder da Gaviões da Fiel Subsede Japão.

A partir daí tudo ficou mais tranquilo para o Corinthians, que se aproveitou da vantagem de um jogador a mais.

Palmeiras X Ponte Preta

Na outra semifinal, o Verdão, dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, venceu a Ponte Preta por 1 a 0, com gol do garoto da base Patrick de Paula. O clube volta a jogar uma final de Paulista depois de ter perdido o título em 2018 justamente para o Corinthians. Há 12 anos o Palmeiras não conquista o título estadual.

O Palmeiras dominou a partida quase todo o tempo, sendo pouco atacado pelo time do interior. Analistas afirmam que os garotos da base palmeirense deram nova cara ao time, que conseguiu realizar a melhor partida depois da volta do campeonato.

Gol e melhores momentos da partida (YouTube)

¨Já era esperada a classificação para a final. Com o investimento que foi feito isso era uma obrigação¨, afirma Danilo Muraichi, da diretoria da Mancha Verde Subsede Japão.

Dérbi

A final deste ano será a mesma de 2018, quando os dois clubes decidiram o título estadual, também com mando inicial do clube alvinegro e o segundo jogo acontecendo na casa do Palmeiras.

Naquele ano, o Verdão derrotou o rival na partida de ida por 1 a 0, com gol do atacante colombiano Miguel Borja, enquanto o mesmo resultado se repetiu na volta, desta vez para o lado do Timão, gol de Rodriguinho. A decisão foi para os pênaltis, vencida pelo Corinthians após grande atuação do goleiro Cássio, que defendeu os chutes de Dudu e Lucas Lima.

Tetra ou quebra de jejum

Como mostrado anteriormente, há 12 anos o Palmeiras não conquista o título do campeonato paulista. O alviverde corre atrás da taça e para quebrar o jejum.

Danilo espera que os jogadores palmeirenses saibam o que significa time rival, e que joguem com raça. ¨Perdemos na fase de classificação, eles fizeram um gol e recuaram todo, mas na final será diferente¨, cobra o torcedor. Que completa: ¨Domingo estaremos comemorando o título em cima do rival¨.

Elenco campeão em 2018 (Foto: Timão Web)

A situação do Corinthians é diferente. Campeão paulista nos últimos três anos, ele terá a chance de conquistar o tetracampeonato estadual pela primeira vez na história. Até hoje, o único time que ganhou quatro títulos seguidos é o Paulistano, entre 1916 e 1919. O Corinthians, 30 vezes campeão estadual, foi tri em outras ocasiões, ainda nas décadas de 1920 e 1930, mas nunca conseguiu quatro títulos estaduais em sequência.

Cural acredita que a pressão está toda sobre o Palmeiras e que desde a derrota recente, o psicológico dos jogadores palmeirenses está abalado. ¨Eles vão vir mordendo, mas vamos passar o carro¨, provoca o líder da Gaviões. Que finaliza: ¨Vamos levantar mais um caneco na casa deles¨.

Fontes: Globo, UOL

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?