JEBRA Japão: criando memórias

Evento teve música, esportes, serviços, comida e muitos prêmios

 

Nem mesmo o calor de 31 graus na cidade de Fukuroi (Shizuoka), no último sábado, 22, tirou o ânimo das milhares de pessoas que compareceram aos Jogos Escolares Brasileiros, oficialmente chamados de JEBRA Japão 2023. A polícia não divulgou números oficiais.

Participaram da competição cerca de 900 atletas, entre 5 e 17 anos de idade, de 23 escolas brasileiras e japonesas, que disputaram nas modalidades de futebol de campo, atletismo, vôlei, xadrez e tênis de mesa.

Aqui existem números oficiais. A atual edição dos Jogos teve 50% a mais de adesão dos alunos e um maior engajamento das escolas e dos pais.

O JEBRA tem apoio do Consulado-Geral de Hamamatsu, do Consulado-Geral de Nagoia, do Ministério dos Esportes do Brasil e do governo da província de Shizuoka. Figuras marcantes do esporte brasileiro também manifestaram apoio, como o craque Zico, a ministra dos Esportes, Ana Moser, a senadora Leila do Vôlei, e o mesa-tenista Hugo Hoyama.

Realizado pela NPO Sorriso de Criança, o objetivo do JEBRA foi promover a integração e incentivar a prática esportiva entre estudantes brasileiros.

Todas as disputas, assim como a Cerimônia de Abertura, aconteceram no Ecopa, em Fukuroi. Os amantes do futebol têm ótimas lembranças do local.

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002 o Brasil enfrentou a Inglaterra e começou perdendo, mas o mago Ronaldinho Gaúcho resolveu a partida. Primeiro, com uma bela assistência para Rivaldo empatar. Depois, com um surpreendente gol de falta.

A partida deu moral para a Seleção Brasileira, que disputou a terceira final seguida e venceu a Alemanha por 2 a 0, com dois gols do Ronaldo Fenômeno, conquistando a quinta taça da Copa do Mundo da Fifa. O resto é história.

Cerimônia de Abertura

O evento foi apresentado pelo MC Fumio Almeida.

A Cerimônia de Abertura começou com o desfile de todas as delegações participantes do JEBRA.

 

Disputa do vôlei (Alexandre Ezaki)

 

Em seguida, foi a vez dos discursos.

“Este é um momento de muita alegria, de ver essa garra das escolas brasileiras e japonesas”, disse a professora Marcia Rubio da Rocha, Diretora dos Jogos Escolares.

Ela completou: “É pelas crianças que a gente faz todo esse esforço, com apoio de pais, professores, consulados, patrocinadores e escolas”.

O Cônsul Aldemo Garcia, do Consulado-Geral de Hamamatsu, lembrou do início dos Jogos, ano passado, com a realização da então ¨Olimpíada Escolar¨. ¨Este ano, o JEBRA é um dos maiores eventos comunitários do Brasil no Japão¨, garantiu o Embaixador.

Ele convidou para as várias atrações que estavam no local, como a Feira Gastronômica com 45 food-trucks e barracas com delícias da culinária, apresentações artísticas e musicais, judô, capoeira, zumba, street dance, entre outras.

O craque Zico mandou uma mensagem direto do Rio de Janeiro, desejando bons jogos para os atletas participantes.

 

Logomarca dos jogos (Divulgação)

 

O prefeito de Fukuroi, Noriyuki Oda, não compareceu, mas mandou uma mensagem: ¨Estou feliz em saber que várias pessoas do país estão aqui para os Jogos. Desejo um torneio esplêndido e que os atletas apresentem plenamente os resultados dos treinamentos diários. Esse evento incentiva o intercâmbio, estreitando o relacionamento entre as escolas¨.

Wataru Ishii, Diretor da Divisão de Assuntos Multiculturais do governo de Shizuoka, agradeceu a organização e o incentivo aos atletas.

E Syuichi Saho, Diretor da Divisão de Recrutamento da Out-Sourcing, patrocinadora oficial do JEBRA, começou dizendo que havia chegado do Brasil há apenas 3 dias. ¨Fiquei emocionado em conhecer a história do desafio do japonês no Brasil. A todos os alunos que hoje também vão enfrentar desafios, divirtam-se e façam amigos¨, aconselhou.

Aos pais e responsáveis ele pediu cuidados por causa do calor e anunciou a brincadeira ¨Daruma San Ga Koronda¨, que distribuiu prêmios como um tablet, Nintendo Switch e um Play Station 5.
A Cerimônia seguia normalmente, mas quando os personagens da Turma da Mônica entraram no estádio, crianças e adultos pularam de alegria. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali tiraram fotos com todas as escolas participantes.

 

Ganhador do PS5 (Alexandre Ezaki)

 

Logo em seguida chegou a Jujuba, mascote da nossa comunidade aqui no Japão.

Flash mob

Uma das surpresas para o público foi um flash mob, quando um grupo de pessoas se reúne repentina e instantaneamente em ambiente público, para uma apresentação.

Quando a Vanessa Studio Dance Japan reuniu algumas meninas na escadaria da Arena, causou certa desconfiança de que algo estava para acontecer.

De repente a música ¨Girl from Rio¨, da Anitta, começou a tocar, e as garotas foram encenando passos dispersos.

E assim como começou, num instante, acabou. Ficou um gostinho de quero mais.

Um serviço que foi bem procurado durante o dia foi de assistência psicológica gratuita prestado pela NPO SABJA – Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão.

Até a Jujuba passou pelo estande e foi atendida pela equipe do SABJA.

Brincadeiras e prêmios

Depois da premiação do voleibol masculino e feminino, a hora foi de brincar e ganhar prêmios.

A Out-Sourcing, patrocinadora oficial do JEBRA Japão, realizou o quiz ¨Daruma san ga koronda¨.

Após uma pergunta eliminatória, que já desclassificou várias pessoas, o game continuou. Enquanto o diretor da empresa falava Daruma-san ga koronda, os concorrentes avançavam em direção à linha de chegada, segurando uma colher com uma bola.

Quando falasse a última sílaba ¨Da¨, todos deveriam parar, sem derrubar a bola e sem se mexer.

Assim foi até o final. O campeão ganhou um Play Station 5; o vice-campeão, um Nintendo Switch; e o terceiro colocado, um tablet.

E o JEBRA Japão terminou com o sorteio de um automóvel modelo Daihatsu Mira, oferecido pelo patrocinador T-5 Car shop. O grande vencedor foi Alexandre Ueki, que estava no local e já levou o prêmio.

 

O ganhador do carro (Alexandre Ezaki)

 

Ano que vem tem mais.

 

#BORAPROGAME

 

 

Translate
Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá. Como podemos te ajudar?