Saiba a origem do campeonato
Mais de 1000 atletas e cerca de 10 mil espectadores. Esses são os números aguardados pela Comissão Organizadora do JEBRA Japão 2023.
A expectativa foi compartilhada na noite de terça-feira, 27, durante o podcast ¨JEBRA 2023 # BORA PRO GAME¨, apresentado no podcast ¨Diálogos Mochiyori¨, produzido pela Nabecast.
Participaram do encontro, que teve pouco mais de uma hora, o diretor técnico e idealizador do evento, professor Emerson Mendes Castro e a professora Marcia Rubio da Rocha, organizadora dos Jogos e Diretora Presidente da NPO Houjin Sorriso de Criança.
Sem descendência, Marcia chegou ao Japão há 31 anos, acompanhada do marido descendente, com a ideia de ficar apenas dois anos e voltar para o Brasil. Já são 23 anos dedicados à educação.
¨Cheguei a voltar para o Brasil, mas estou aqui por causa do trabalho na escola, com as crianças. Posso dormir cansada, mas acordo sempre animada. Amo minha profissão¨, diz a professora.
E Emerson sonhou ser jogador de futebol e chegou a jogar nos juniores do clube Vasco da Gama, mas uma fratura no punho acabou precocemente com a carreira.
Bacharel em Educação Física, começou a trabalhar em escola, sempre voltado para a prática do esporte.
Teve amigos descendentes e queria vir conhecer o Japão. ¨Hoje é um sonho realizado, graças ao visto de trabalho concedido pela escola. Meu trabalho é meu lazer¨, afirma.
E o anfitrião do bate-papo foi o podcaster Carlinhos Vilaronga. Ele é graduando em Marketing, fundador da Nabecast Podcasts & Multimedia, apresentador dos podcasts Você também Pod!cast e Diálogos Mochiori e um dos idealizadores do Coletivo Podosfera Nipo-brasileira.
Projeto Integração
Para chegar nos Jogos Escolares Brasileiros, a história começa anos atrás.
Na escola que dirige, Marcia queria intensificar a prática de modalidades esportivas. ¨Nossa educação física tinha só a brincadeira de queimada¨, recorda-se, rindo.
Emerson chegou em agosto de 2015 e começou a implantar a prática de esportes.
Conversando com professores de outras escolas, em 28 de abril de 2016 Emerson reuniu os alunos em uma excursão para Gunma, para disputar vôlei e futebol de salão com os alunos da Escola Paralelo.
No mesmo ano, em agosto, foi a vez da Escola São Paulo, em Anjo (Aichi).
Mas os alunos e professores das escolas visitadas também queriam retribuir. Foi quando Marcia conseguiu o espaço do Ecopa, em Fukuroi.
¨Ali surgiu, em 2017, o Torneio Integração, com 9 escolas e 280 alunos disputando vôlei masculino e feminino e futebol masculino¨, relembra a diretora.
Em 10 de setembro de 2018 aconteceu um novo torneio, dessa vez com 320 participantes.
E em 2019, no dia 6 de julho, a terceira versão do Torneio, com a participação de 400 alunos.
Por causa da pandemia do Coronavírus, em 2020 não houve campeonato.
Mas em 2021, a última edição do torneio foi disputada no Arena Hamamatsu, com 16 escolas.
Nesse ano, a diretora foi pedir apoio ao Consulado de Hamamatsu. Recém chegado, o embaixador Aldemo Garcia aceitou colaborar e sugeriu fazer algo maior ainda.
Ele então pediu, e algum tempo depois, o governo japonês aceitou alugar o estádio Ecopa, com toda a infraestrutura.
O ano era 2022. Em três meses foi tudo organizado. Atletismo, tênis de mesa e xadrez para envolver os alunos menores; e vôlei e futebol, para os maiores.
¨Assim começou nossa primeira Olimpíada Escolar¨, relembra Emerson.
Ao que Marcia completou: ¨Fomos unindo forças. O embaixador tem uma força diferente. Põe a mão na massa e corre atrás¨.
JEBRA Japão
Oficialmente chamado de JEBRA Japão 2023, os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados no próximo dia 22 de julho, no Estádio Ecopa, em Fukuroi.
O objetivo principal é promover a integração dos atletas da nossa comunidade e incentivar a prática de esportes. A previsão é que participem cerca de 1.000 jovens atletas.
A iniciativa é da NPO Sorriso de Criança e conta com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka), através do Cônsul Aldemo Garcia, do Ministério dos Esportes do Brasil e de várias celebridades do mundo esportivo, como a ministra Ana Moser, o mesa-tenista Hugo Hoyama e o craque Zico.
As inscrições ainda podem ser feitas para participar do campeonato.
¨Já temos 21 escolas confirmadas e esperamos receber cerca de 1000 atletas, entre 5 e 18 anos de idade¨, informa Marcia.
Emerson complementa: ¨Esse ano temos uma proporção maior. Ano passado recebemos 4 mil pessoas na Olimpíada. E agora esperamos de 8 a 10 mil pessoas¨.
Os organizadores falaram ainda das atrações no dia do evento, como caminhão simulador de terremoto, praça de alimentação, brinquedos para as crianças e o sorteio de um automóvel.
Outro assunto importante foi a campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) que está acontecendo.
As contribuições começam em dois mil ienes e, para cada valor, existem prêmios, sendo a bola com o autógrafo de Zico um dos mais cobiçados.
¨O custo é muito elevado e a ajuda de todos é importante¨, destaca Emerson.
Zico é o padrinho da campanha. Mas você também pode ajudar na realização dessa festa esportiva.
Para contribuir, acesse o link aqui. (https://apoie.jebrajapao.com/).
Marcia finaliza: ¨Temos que pensar no futuro das nossas crianças¨.
Para ouvir o podcast na íntegra, clique aqui ( https://open.spotify.com/episode/3bupOIXFbctqOwC82HcgZ6)